Inspiramais: Arte da Pele apresentará coleção de couros exóticos inspirada no Renascimento

“A Arte da Pele completa 20 anos e
cresceu desenvolvendo novas técnicas de curtimento e acabamento em peles
exóticas, demonstrando a paixão pelo couro e pela arte”. A frase que abre esta
reportagem é de Luis Bocchi, diretor do curtume Arte da Pele, e representa com
muita clareza o trabalho artístico e de qualidade que a empresa desenvolve em
couros exóticos, como python, peixe pirarucu e jacaré. Arte da Pele é uma das
expositoras do Inspiramais Digital, que ocorrerá entre os dias 25 e 27 de
agosto, apresentando via plataforma online as tendências em moda, materiais,
conhecimento e projetos para os setores de calçados, acessórios, roupas,
mercado moveleiro e outros.
O fio condutor da mais nova coleção da
Arte da Pele, e que estará no Inspiramais Digital, é o Renascimento. Explica
Bocchi que este período foi escolhido pois separa a Idade Média da Moderna,
valorizando a riqueza do trabalho artesanal, que por sua vez impulsiona o
descobrimento das terras do Novo Mundo . “Todo esse movimento tem como centro a
cidade de Florença (Toscana/Itália), que possui uma longa tradição no trabalho
artesanal e é referência mundial em tecnologia e acabamento do couro”, destaca.
Assim, a coleção foi inspirada nas
composições de cores das pinturas, na decoração dos palácios e ornamentação dos
jardins renascentistas. Foi construída em primeiro plano por uma pesquisa com
uma (re)leitura dos principais atores do Renascimento (Michelangelo, Da Vinci,
Raffaello, Donatello , Tintoretto e Boticcelli) e consumada com uma viagem à
Itália.
Todo este trabalho foi aplicado aos
couros que Arte da Pele mostrará a designers e compradores no Inspiramais
Digital. Como explica Bocchi, as peles de répteis, em especial a python, formam
um substrato no qual se podem criar várias estampas, buscando o mais alto
padrão artesanal. “O mercado (consumidor final) acaba valorizando o trabalho,
já que a própria matéria-prima possui um valor agregado devido à sua raridade e
controle certificado”, esclarece.
O Inspiramais é realizado pelo Centro das
Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), Associação Brasileira de Empresas de
Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), Associação
Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), Associação Brasileira das
Indústrias do Mobiliário (Abimóvel), Tex Brasil, By Brasil Components and
Chemicals e projeto Brazilian Leather, uma parceria entre o CICB e a Agência
Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) para o
incentivo às exportações de couros.
Serviço
INSPIRAMAIS – Salão de Design e Inovações de
Materiais para Moda - 2021_II
De 25 a 27 de agosto
Tema central: Free Spirit
Inscrições para visitantes em breve
Atualizações: www.inspiramais.com.br
Sobre o Brazilian Leather - Projeto setorial de
internacionalização do couro brasileiro, o Brazilian Leather é conduzido pelo
Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) em parceria com a
Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).
Várias são as estratégias de consolidação do produto nacional em mercados
estrangeiros - incentivo à participação de curtumes nas principais feiras
mundiais ligadas ao ramo e missões empresariais focadas ao estreitamento de
relações entre fornecedores brasileiros e compradores de outros países são
algumas delas. Mais informações em www.brazilianleather.com.br
MIX FIORENTINO: foram realizadas misturas de cores
observadas nas artes plásticas em peles de python. Procurou-se estabelecer um
movimento ondulatório, mas ao mesmo tempo simétrico e que as cores escolhidas
sejam contempladas em todas as partes da pele. Isso facilita o corte e
composição dos manufaturados, sejam bolsas, sapatos, carteiras, vestuário, etc.
Neste movimento, foram realizadas pinturas a base de aerógrafo, primando pelo
efeito aquarelado em degradê, e sempre observando o destaque das escamas centrais
da python.
LA CHIESA: escolheu-se uma estampa barroca, que foi
combinada por meio de fundos escuros com a estampa dourada ou prateada. Foi
inspirada nas muitas obras esculpidas nas decorações de igrejas e palácios.
Está muito presente no Brasil também, destacando-se Ouro Preto e Salvador.
MEDIEVALE: a empresa se inspirou nas muralhas
medievais, muito comuns na Itália, e nas vestimentas dos soldados. Para
as muralhas, que foram nomeadas de SAN GIMIGNANO, trabalhou-se com a técnica de
brushoff, por meio das qual foram desenvolvidas estampas desgastadas em tons
terrosos. Para a estampa da armadura, foi escolhida uma estampa que possui
formato de aramado, realizando combinações de fundos com metalizados em ouro,
bronze, prata e técnicas de tamponamento.
IL GIARDINO: essa parte da coleção foi realizada
com um mix de cores trabalhada no mesmo sistema do MIX FIORENTINO. Inspirada em
cores das flores e composições terrosas e de caules secos. Foi realizada
pensando numa proposta de ALTO VERÃO, devido ao curso da pandemia que atrasou a
elaboração de coleções para este ano. Também se encaixa num “tempero” de cores
para o inverno, sempre lembrando que as coleções estão cada vez mais autorais
com “independência sazonal”.