Conteúdo Voltar

Inspiramais lança moda em materiais para calçados em julho

17 de Maio de 2022



A preparação da cadeia da moda para a 26ª edição do INSPIRAMAIS, salão que apresentará mais de mil materiais divididos em componentes e insumos para calçados, móveis, bijuterias e confecções, está a todo vapor. Para o evento, que acontecerá nos dias 19 e 20 de julho, no Centro de Eventos da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), são esperados sete mil visitantes dos principais polos da cadeia da Moda do Brasil e do mundo.  A realização do salão é da Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), em conjunto com o Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). A realização é do programa By Brasil Components, Machinery and Chemicals e a parceria do Sebrae Nacional. 

A superintendente da Assintecal, Silvana Dilly, destaca que, além da geração de negócios, o evento trará uma extensa programação de conteúdos, que na edição contemplará aspectos da Gestão e Sustentabilidade. “O INSPIRAMAIS tem o compromisso de apontar os caminhos para o setor de componentes e insumos. E só existe um caminho a seguir, o da sustentabilidade”, comenta, ressaltando que a programação de palestras será divulgada nos próximos dias. Segundo ela, a programação contemplará aspectos da sustentabilidade não somente no produto, mas em todos os processos produtivos, levando em consideração os pilares ambiental, econômico, social e cultural. “O Brasil tem uma das cadeias produtivas de calçados mais sustentáveis do planeta, tanto que é a única que conta com uma certificação de ESG no âmbito mundial, o Origem Sustentável. Mas sabemos que existe um caminho a seguir e por isso trabalharemos o conceito em todos os dias do evento”, acrescenta a superintendente. 

Moda
Um dos destaques do INSPIRAMAIS, o projeto Conexão INSPIRAMAIS, já está em fase de desenvolvimento dos produtos que serão apresentados no evento de Porto Alegre. O coordenador do Núcleo de Design do Salão, responsável pela pesquisa, é o estilista Walter Rodrigues. O profissional conta que a pesquisa foi realizada durante seis meses pelos consultores da Assintecal, de forma híbrida. Para esta edição, o tema da pesquisa foi Terra, que tem como referências os conceitos de sustentabilidade e metaverso.  “A pesquisa leva em consideração o cuidado com o planeta Terra, as rupturas ocasionados pela pandemia de Covid-19 e as inovações que serão provenientes desse processo”, adianta Rodrigues, ressaltando que os materiais apresentados trarão, em suas concepções, os conceitos de biomimética (referências na natureza), simbiose (organismos antagônicos convivendo no mesmo espaço/produto) e metaverso (realidade simulada por meio da inovação computacional). 

Negócios
No que diz respeito aos negócios, o INSPIRAMAIS gera boas expectativas, diante do reaquecimento do mercado doméstico e, sobretudo, das exportações. No mercado interno, a expectativa é de que o Salão receba fabricantes de calçados dos principais polos calçadistas brasileiros. “A produção de calçados, conforme a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) deve crescer cerca de 3% ao longo do ano, isso depois de ter crescido quase 10% em 2021. Diante da necessidade de aumento de produção para atender à demanda crescente, temos ótimas expectativas”, avalia Silvana 

No âmbito internacional, o INSPIRAMAIS abrigará mais uma edição do Projeto Comprador Internacional, realizado por meio do programa By Brasil Components, Machinery and Chemicals, uma parceria entre a Assintecal e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). Para o Projeto, que trará compradores dos principais polos produtores de calçados do mundo, a expectativa é bastante positiva, diante do bom momento para as exportações do setor de componentes. Dados elaborados pela Assintecal apontam que, no primeiro trimestre, as exportações do setor aumentaram 16% em relação a igual período do ano passado. No total, foram mais de US$ 105,6 milhões gerados com embarques de produtos químicos para calçados (adesivos), químicos para couros, cabedais, laminados sintéticos, solados, palmilhas, entre outros materiais.  

Projetos
O INSPIRAMAIS contará, ainda, com os tradicionais projetos realizados pela Assintecal e parceiros. Um deles é o Hub Conexão Criativa, movimento de micro e pequenas empresas, startups, associações, cooperativas e designers que desenvolvem materiais, produtos e soluções sustentáveis com impacto positivo para a moda e design. No INSPIRAMAIS o projeto terá espaço exclusivo para apresentação dos produtos desenvolvimento, com forte apelo artesanal. 

Destaque ainda para o Preview do Couro, espaço com exposição de peles e couros inovadores, e o Espaço da Sustentabilidade, com produtos voltados ao mercado da sustentabilidade. 

Acompanhe as novidades do INSPIRAMAIS no site www.inspiramais.com.br. 





AGENDE-SE

26º INSPIRAMAIS
Data: 19 e 20 de julho de 2022
Horário: das 10h às 19h (19) e das 10h às 18h (20)
Local: Centro de Eventos da FIERGS - Av. Assis Brasil, 8787, Porto Alegre/RS

Newsletter
Follow Us