Conteúdo Voltar

Seres biônicos e sustentabilidade são temas de pesquisa de moda da Assintecal

22 de Março de 2022



A Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) está entrando em fase de desenvolvimento da pesquisa de moda que será apresentada no próximo Inspiramais, salão que apresentará mais de mil materiais divididos em componentes e insumos para calçados, móveis, bijuterias e confecções nos próximos dias 19 e 20 de julho, em Porto Alegre/RS. A pesquisa, intitulada Terra, traz como referências os conceitos de sustentabilidade e metaverso, com os “seres biônicos”. 

O coordenador do Núcleo de Pesquisa e Design do Inspiramais, estilista Walter Rodrigues, destaca que a pesquisa Terra leva em consideração a necessidade do “cuidado com o planeta”. Segundo ele, grandes crises, tais como as provocadas pelas guerras mundiais e agora pela pandemia de Covid-19, tendem a causar rupturas ou inovações na sociedade. “E nesse contexto, o reconhecido designer Helmut Lang frisou que é urgente cuidarmos do Planeta Terra, por que sem isso, não fará sentido termos inovações. É disso que tratamos nas pesquisas”, comenta o estilista. Nesta investigação, surgem com força os temas da pesquisa que darão origem aos materiais que serão apresentados no Inspiramais: Biomimética, Simbiose e Biônico. 

Rodrigues explica que Biomimética, conceito que busca referências na natureza para a criação de produtos, reflete a necessidade de se repensar o processo de produção massiva, que está desequilibrando a vida no planeta. “As inovações de materiais ensejam espaços tanto de inspiração biomimética, como também de bases naturais, chamadas bio-based - materiais produzidos por organismos vivos a partir de processos naturais, como fermentação, sendo diferentes dos materiais naturais que são oriundos de fibras vegetais ou animais”, explica o estilista, ressaltando que a referência faz parte do “caminho verde” da indústria mundial e já está presente em grandes marcas como Mercedes Benz, Hermès, Stella Mccartney, entre outras. 

A segunda referência presente na pesquisa é Simbiose, na qual dois organismos convivem harmoniosamente sendo beneficiados por essa ação. “Aqui, os materiais refletem o passado e o futuro, misturando elementos feitos à mão e tecnológicos. Buscamos estimular o acabamento de materiais, como couro, tecidos e madeiras de maneira tradicional, inspirando as novas gerações a valorizarem todo esse rico conhecimento”, conta o estilista. 

Fechando as referências da pesquisa, o futuro está presente no Metaverso (programas computacionais que viabilizam a projeção de identidade e uma realidade simulada em gráficos tridimensionais, interagindo com outros usuários por meio de personagens digitais ou avatares), tema de Biônico. “Assim sendo, materiais de moda assumem características de mutação, aspectos inspirados nos efeitos dos ambientes digitais, criando uma espécie de seres humanos biônicos”, ressalta Rodrigues. 

Conexão Inspiramais
A pesquisa Terra, realizada durante seis meses pelo Núcleo de Pesquisa do Inspiramais, parte agora para a fase de desenvolvimento de materiais nas empresas participantes do projeto Conexão Inspiramais, que terá espaço físico dentro do Inspiramais. No espaço, serão apresentados os mais de mil materiais desenvolvidos a partir da pesquisa, com a participação dos gestores de design. A 26ª edição do Inspiramais será realizada nos próximos dias 19 e 20 de julho, no Centro de Eventos da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), em Porto Alegre/RS.

Newsletter
Follow Us