Conteúdo Voltar

Inspiramais terá 50 compradores internacionais

02 de Dezembro de 2021

A 25ª edição do Inspiramais, salão que reunirá soluções em design para a indústria de calçados e artefatos, confecção, móveis e bijuterias de 150 expositores nacionais, será palco do Projeto Comprador Internacional. Realizada pela Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), a ação faz parte do programa By Brasil Components, Machinery and Chemicals e trará à mostra 50 compradores da Argentina, Colômbia, Equador, El Salvador, Espanha, Guatemala, México, Índia, Itália, Paraguai, Peru e Portugal. O Inspiramais acontece nos dias 25 e 26 de janeiro de 2022, no Centro de Eventos da FIERGS, em Porto Alegre/RS.

 

A superintendente da Assintecal, Silvana Dilly, destaca o potencial dos compradores confirmados, que juntos somam mais de 44 milhões de pares produzidos todos os anos, fora os grandes distribuidores que vêm da Argentina, Colômbia, México e Paraguai. “O Inspiramais acontece em um momento de recuperação das exportações brasileiras de componentes, o que deve potencializar os negócios”, projeta Silvana. Entre janeiro e outubro, conforme dados elaborados pela entidade, as exportações do setor geraram US$ 230,14 milhões, incrementos de 12,4% em relação ao mesmo período do ano passado e de 0,7% em relação a igual intervalo de 2019. “Existe uma demanda crescente, especialmente dos vizinhos latino-americanos, que estão com dificuldades de importar da Ásia devido ao encarecimento dos fretes internacionais e a atual cotação cambial”, explica a superintendente, ressaltando que o crescimento médio das exportações de componentes para países da América Latina é de 44%, portanto superior ao crescimento total dos embarques.

 

Projeto Imagem

Com o objetivo de fortalecer a imagem da cadeia de moda brasileira, o programa By Brasil Components, Machinery and Chemicals promove, no Inspiramais, mais uma edição do Projeto Imagem. No total, serão trazidos ao Brasil 17 jornalistas e formadores de opinião de veículos da Colômbia, Rússia, México, Itália, Equador, Espanha, Reino Unido, Portugal e Argentina.

 

Programação

Além de ser um gerador de negócios para as empresas de componentes, o Inspiramais contará com projetos como o Conexão Inspiramais, que lançará mais de mil materiais inovadores para a temporada 2023_I, o Hub Conexão Criativa, que apresentará o trabalho de micro e pequenas empresas, startups, associações, cooperativas e designers desenvolvedores de produtos de moda e design voltados à sustentabilidade, e o Preview do Couro, iniciativa que expõe peles e couros inovadores para as próximas temporadas. “O Inspiramais também trará um qualificado e abrangente programa de conteúdo, com mais de 10 palestras sobre design e sustentabilidade, que terão transmissão on-line como um diferencial da edição”, adianta Silvana. A programação completa, bem como as inscrições, podem ser acessadas no site www.inspiramais.com.br.

 

Coletiva de imprensa

No primeiro dia do evento, 25 de janeiro de 2022, será realizada uma coletiva para profissionais da imprensa. O encontro com jornalistas ocorre a partir das 11h30 e terá as presenças: do presidente e da superintende da Assintecal, Gerson Berwanger e Silvana Dilly; do coordenador do Núcleo de Design do Inspiramais, Walter Rodrigues; do presidente da Abit, Fernando Pimentel; do presidente do CICB, José Fernando Bello; da diretora-executiva da Abimóvel, Cândida Cervieri; do presidente da Apex-Brasil, Augusto Pestana; e de representantes do Sebrae.

 

A promoção do Inspiramais é da Assintecal em conjunto com a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A realização é do programa By Brasil Components, Machinery and Chemicals e a parceria do Sebrae Nacional.

 

 

SERVIÇO

Inspiramais 2022*

Data: 25 e 26 de janeiro de 2022

Horário: das 10h às 20h e das 10h às 19h

Inscrições (para visitantes/imprensa): https://assintecal.bcseventos.inf.br/visitantes/index.php?id_edicao=31

Local: Centro de Eventos da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS) - Av. Assis Brasil, 8787, Porto Alegre/RS.

* Atenção: será exigido o uso de máscara, disponibilizado álcool em gel 70% e mantido distanciamento. Também será obrigatória a apresentação de carteira de vacinação completa (duas doses) ou teste de PCR atualizado na entrada do evento.

 

 

Sobre o By Brasil Components, Machinery and Chemicals

Os fabricantes brasileiros que integram o setor de componentes interessados em ampliar suas relações comerciais com o mercado externo têm a oportunidade de participar, assim como outras 300 empresas, do projeto By Brasil Components, Machinery and Chemicals, realizado pela Assintecal, Apex-Brasil e Abrameq, que pretende promover um bom desempenho das exportações e, consequentemente, do setor. O projeto possui soluções adequadas a cada nível de internacionalização, mantendo ao alcance das empresas ações de promoção comercial, inteligência, capacitação, entre outros. Para mais informações, entre em contato por meio do e-mail: relacionamento@assintecal.org.br.

 

Sobre a Apex-Brasil

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, e visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira.

 

Sobre a Assintecal

Há três décadas a Associação Brasileira de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) atua diretamente na expansão de seu setor coureiro-calçadista. Seu trabalho é reconhecido pela força e diálogo com todas as esferas governamentais, pela consolidação do mercado internacional e pelo desenvolvimento em pesquisas e conteúdo de moda. A entidade responde por um setor que possui 3 mil empresas.

 

Newsletter
Follow Us