Conteúdo Voltar

Pesquisa de inspirações norteia narrativas do Inspiramais, que destaca inovação e sustentabilidade para 2023_I

15 de Setembro de 2021

Estudo objetiva apoiar empresas que queiram investir em inovação sustentável

A cada estação, dez gestores de design que integram o Núcleo de Pesquisa e Design do Inspiramais se reúnem para construir um levantamento que traz, além do contexto global, informações relevantes sobre comportamento e estilo de vida da sociedade na atualidade. Essa investigação é a base para a criação de argumentos que buscam responder a um questionamento norteador e estabelecer as premissas do que virá a ser o tema da temporada do salão de moda Inspiramais, que será realizado nos dias 25 e 26 de janeiro de 2022, no Centro de Eventos FIERGS, no formato phygital.

Assim foi o processo para a criação do tema de 2023_I: Corpo. “Fazemos uma pergunta e todos trazem propostas a partir de suas percepções. Cada um apresenta sua tese e, no dia seguinte, começamos a desmembrar as ideias, tentando achar as palavras que vão propor caminhos para a pesquisa de superfícies e narrativa”, explica o coordenador do Núcleo de Pesquisa e Design do Inspiramais, Walter Rodrigues. As reuniões, que sempre foram presenciais, desde o início da pandemia, há quatro estações, vêm sendo virtuais. A pesquisa de inspirações sempre traz insights relacionados aos 10% destinados à inovação, conforme a metodologia da pirâmide.

Cada um dos gestores de design tem uma área prioritária de interesse: couro, sustentabilidade, moda, internet e diversidade. Os talentos se complementam e, juntos, definem o conceito e as narrativas da temporada, que têm relação com  estações anteriores. “Na repercussão da pandemia, criamos Antídoto (2022_I), um remédio para os desafios e as angústias, e projetamos isso em materiais, a necessidade de higienização, de proteção. Depois, com Future Proof (2022_II) falamos da relevância, da construção do propósito para ser lembrado no futuro”, explica Rodrigues.

De acordo com o coordenador do Núcleo de Pesquisa e Design do Inspiramais, o tema de 2023_I tem extrema relevância no tempo em que estamos vivendo. “Corpo expressa nossa fragilidade e nossa força para continuarmos a projetar esperança e vida”, observa. Rodrigues lembra que nunca se falou tanto das questões de gênero com ativismo, de moda para pessoas com deficiência e se discutiu sobre múltiplos corpos e envelhecimento. “É impossível não fazer essa relação com o corpo, afinal, somos sobreviventes (à pandemia). O corpo é o protagonista nesse momento, estamos mais atentos e preocupados, afinal sabemos de sua fragilidade, como também sabemos do quanto ele é uma máquina perfeita, e genial", define.

Inovação e sustentabilidade

Inovação e sustentabilidade sempre compuseram a pesquisa de inspirações. Nesta edição, os temas ganham especial relevância, com um estudo específico para cada um deles. Produzido pela gestora em design Julia Webber, com o apoio de Rodrigo Cezário, ambos integrantes do Núcleo de Pesquisa e Design do Inspiramais, o material é um guia para orientar as empresas que queiram investir em inovação sustentável. “Quando falamos em sustentabilidade, é possível adquirir um caráter bastante técnico. A pesquisa fala das técnicas, dos processos e do impacto positivo de maneira acessível, com conceitos e cases”, explica Julia.

No estudo, constam cinco formas de trabalhar a inovação sustentável, a partir de escolhas de materiais que criam menos impacto, da química verde – que elimina tóxicos e poluentes –, da diminuição da pegada de carbono, entre outros. “Descrevemos todo o processo e conseguimos entender quais os caminhos e a gestão de design para, realmente, fazermos a inovação sustentável. Às vezes, está ao alcance das empresas e é apenas uma questão de organizar processos”, acrescenta a gestora em design.

Julia lembra que, atualmente, a moda recicla apenas 1% de tudo o que produz, mas já se percebe um processo de mudança em curso. Na avaliação dela, a indústria de materiais vem ganhando protagonismo por promover esse olhar sustentável. “O consumidor está exigindo produtos mais sustentáveis. A moda está conectada com a nossa identidade, nosso cotidiano, diz sobre quem nós somos. Estar em contato com a moda é uma atividade prazerosa, que deve gerar uma sensação positiva”, finaliza.

O Inspiramais

O Inspiramais tem promoção da Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), do Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), da Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Conta com a parceria do Sebrae Nacional (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), das principais entidades setoriais do país: Abicalçados e ABVTEX, e realização por meio do projeto By Brasil, Components, Machinery and Chemicals.  


Para mais informações, entre em contato com Marketing da Assintecal:

(51) 3584-5200

marketing1@assintecal.org.br
www.assintecal.com.br

Newsletter
Follow Us