Conteúdo Voltar

Scalite é um novo material ecológico para design feito de escamas de peixe

25 de Maio de 2021

A startup francesa Scale transformou as escamas da peixe, um subproduto da indústria pesqueira, num novo material que pode ser comprimido em chapas rígidas. O Scalite é 100% natural e não contém aditivos químicos. Ele se degrada rapidamente no meio ambiente, é seguro para o meio ambiente e o fabricante Scale pode reciclar seus resíduos de produção.

Scalite tem propriedades mecânicas semelhantes às do MDF e do concreto. Além disso, o material não contém VOC e formaldeído, o que o torna um candidato adequado para ambientes internos. Scalite tem potencial para se tornar um substituto para esses dois materiais em algumas aplicações e pode ser utilizado no design de interiores, móveis e produtos.

“O processo de transformação é simples: coleta da matéria-prima, limpeza, transformação em pó e termocompressão para confecção dos placas. O Scalite é composto principalmente por escamas de sardinha, não tem outros aditivos, é um material biodegradável obtido de organismos vivos. As escamas de sardinha são uma matéria-prima abundante porque não eram utilizadas, por isso é um novo recurso flexível ”, observa Edouard de Dreuzy, o criador do Scalite. O produto final apresenta-se sob a forma de placas tingidos com corante alimentar em diferentes cores.

O material possui muitas qualidades interessantes:

  • Inédito e único: Pela primeira vez, um resíduo para a indústria pesqueira se transforma em um material rígido.
  • “Amigo do Oceano”: Scale visa criar apenas materiais não deletérios e não tóxicos, que são feitos de matéria-prima marinha e se dissolvem rapidamente em um ambiente marinho.
  • Cradle to cradle (C2C): Scale cria novos ciclos de economia circular na indústria pesqueira.
  • Reciclável: O aspecto reciclável é um dos principais ativos do material. Os resíduos da produção podem alimentar a produção de novos materiais.
  • Bonito: qualquer cor pode ser obtida, cores diferentes podem ser misturadas para produzir vários padrões semelhantes a pedras.
  • Juntas perfeitas: Scalite pode ser unido perfeitamente para fornecer aos arquitetos e designers uma aparência uniforme.
  • Colagem sem cola: Scalite pode ser colado sem cola convencional, utilizando sua própria resina.
  • Ferramentas convencionais para madeira: Scalite pode ser transformado usando ferramentas convencionais como serras, fusos, CNC, equipamentos de lixamento.
  • Métodos de produção de baixa energia: O processo de fabricação tem baixo consumo de energia e água e não usa produtos químicos nocivos.
  • Reduzir a pegada global de plástico: com cada quilograma do material, é potencialmente um quilograma de lixo retirado de nossos mares.

Fonte: Stylo urbano

Newsletter
Follow Us