INSPIRAMAIS DIGITAL 2022_I - Antídoto - No ar até 26 de fevereiro
Conteúdo Voltar

Companhia Têxtil de Castanhal estimula economia circular durante o Inspiramais 2021

03 de Fevereiro de 2021
A Companhia Têxtil de Castanhal, maior produtora de fios e telas de juta do País, apresentou a palestra Moda e Economia Circular | Juta e borracha amazônica em processo de upcycling, durante o Salão Inspiramais Digital. A reflexão sobre um novo olhar a respeito da moda, sob o conceito criativo que tem como objetivo dar novo propósito para um material, foi feita pela designer Agustina Comas, reconhecida por sua atuação em upcycling de resíduos da indústria têxtil para confecção de roupas, e Flavia Amadeu, que dedica sua carreira à produção de joias orgânicas e acessórios de borracha amazônica.

A palestra contou ainda com a participação do consultor têxtil da Castanhal, José Favilla, que mostrou a versatilidade da juta, fibra natural, orgânica, biodegradável e produzida em perfeita harmonia com o bioma amazônico, nos mais diversos segmentos, que incluem moda, decoração, moveleiro, acessórios e calçados.

Com mais de 50 anos de atividades e maior produtora de fios e telas de juta do País, a Companhia Têxtil de Castanhal está sediada na cidade de Castanhal (PA) e apoia milhares de famílias ribeirinhas que vivem exclusivamente da juta, às margens dos rios Solimões e Amazonas. Com seu plantio integrado ao Bioma Amazônico, a juta é cultivada na várzea dos rios e sua fibra é 100% sustentável no plantio, no processamento e no descarte, o que contribui para a manutenção da Floresta Amazônica enquanto gera renda para milhares de pessoas, evitando o extrativismo e o êxodo para os centros urbanos.

A Castanhal oferece ao mercado matéria-prima de qualidade e versátil, com adubação natural feita pelo húmus deixado pelas cheias dos rios amazônicos. O processo de amaciamento da fibra de juta não utiliza produtos químicos e seu amaciamento é realizado com óleos vegetais procedentes da palma. Quando descartada, não deixa resíduos no meio ambiente. Economia Circular e Social em todo o processo! Tudo isso confere à Castanhal as certificações mundiais, sendo: Fairtrade (comércio sustentável, justo e solidário), BCS Öko Garantie para o plantio dentro dos preceitos orgânicos e selo Livre de Pesticidas.

www.castanhal.com.br  

@jutacastanhal

Fonte: Textilia.net
Newsletter
Follow Us