Conteúdo Voltar

Rodadas de negócios nacionais e internacionais vão movimentar o Inspiramais

03 de Fevereiro de 2021
O 1º marketplace de soluções em design, inovação e sustentabilidade conecta compradores e a indústria brasileira voltada para o mercado da moda

Além de apresentar inspirações baseadas em pesquisa, promover o networking e fomentar novas criações, o Inspiramais é palco de geração de negócios. O 1º marketplace de soluções em design, inovação e sustentabilidade acontecerá nos dias 26 e 27 de janeiro, com o lançamento de mais de 650 materiais. Durante os 30 dias seguintes, o Inspiramais manterá a plataforma digital ativa, com uma extensa agenda de rodadas de negócios nacionais e internacionais, além de outras atrações inspiradoras.

De acordo com o coordenador de Mercado Internacional e Inteligência de Mercado da Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), Luiz Ribas Júnior, há confirmação de 50 compradores nas rodadas internacionais. São empresários de países como Colômbia, Equador, Índia, Argentina, Peru, México e Uruguai. As rodadas são resultado de um trabalho minucioso, que envolve a análise do perfil dos interessados. A partir dessas informações, é construída uma agenda cruzando os interesses desses compradores com o da  indústria brasileira voltada ao mercado da moda, gerando o ambiente de negócios.

“As rodadas internacionais vão acontecer de 8 a 12 de fevereiro. Nos dois primeiros dias do Inspiramais, durante o lançamento de materiais, vamos orientar os compradores para que conheçam os produtos e, posteriormente, estarem preparados para as rodadas”, destaca Luiz. Na última edição do Inspiramais digital, em agosto de 2020, foram realizadas mais de 420 rodadas de negócios, que geraram uma expectativa de US$ 1,8 milhão em fechamento de negócios.

As rodadas internacionais fazem parte do Projeto Comprador, promovido pelo projeto By Brasil Components, Machinery and Chemicals, uma realização da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), em parceria com a Associação Brasileira das Indústrias de Máquinas e Equipamentos para os Setores do Couro, Calçados e Afins (Abrameq).


Mercado nacional

De acordo com a diretora da Assintecal, Silvana Dilly, há dois anos houve uma evolução no modelo das rodadas de negócios, que privilegiam a segmentação. “Realizamos as rodadas a partir das necessidades dos clientes. As reuniões se tornaram mais focadas e assertivas. Nesta edição, serão temáticas e voltadas para produtos sustentáveis e produtos para calçados de segurança”, explica. Foi elaborada uma agenda, que foi enviada aos segmentos da indústria da moda (calçadista, de confecção, moveleiro) e cada um foi inscrito sinalizando os materiais de interesse.

As rodadas nacionais devem envolver cem vendedores e 40 compradores de empresas do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Santa Catarina. Serão divididas de acordo com os materiais: de 1º a 5 de fevereiro, serão as rodadas de Sustentabilidade e Materiais de Segurança. De 22 a 26 de fevereiro, ocorrerão as de negócios de Materiais de Moda para Calçado e Confecção, e de 2 a 6 de março,  estão programadas as de Materiais para Móveis.

O que é o Programa Inspiramais

O programa se inicia com a formatação de uma pesquisa de comportamento, que será a base para a consultoria que o Núcleo de Design do Inspiramais realizará com as  empresas expositoras. O objetivo é auxiliar o desenvolvimento de materiais e a ampliação de negócios com outros setores da moda. No decorrer do desenvolvimento, são realizadas palestras de inspirações abertas aos fabricantes de produtos acabados de moda, antecipando o tema que será apresentado nos dias do evento.

Na ocasião do salão, temos a apresentação dos materiais desenvolvidos com base na pesquisa e mais os projetos especiais que fomentam inovação e sustentabilidade. Há muito conteúdo para inspirar os visitantes, como palestras com especialistas e rodadas de negócios nacionais e internacionais, conectando compradores e expositores. O programa é uma referência para o mercado, por reunir informações que unificam a linguagem e uma metodologia para toda a cadeia produtiva da moda em um único espaço.

O Inspiramais conta com a promoção da Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel), Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), através do projeto By Brasil, Components, Machinery and Chemicals e projeto Brazilian Leather e apoio das principais entidades setoriais do país e parceiros, como Abest, Abiacav, Abicalçados, In-Mod, IBGM, Instituto By Brasil (IBB), ABVTEX, Francal, Ápice, Guia Jeans Wear, Abrafati e Trans Rubber.

Fonte: Assessoria de imprensa Assintecal - Critério 
Newsletter
Follow Us