O que vem pela frente: sustentabilidade, inovação e negócios marcaram o segundo dia do Inspiramais

O 1º marketplace de soluções em design,
inovação e sustentabilidade conecta compradores e a indústria brasileira
voltada ao mercado da moda
O que é o futuro do produto de moda? Qual é a chave da transformação para esse mercado? Esses questionamentos guiaram o desenvolvimento da pesquisa de inspirações que conduziu ao tema da temporada 2022_II. No segundo dia do Inspiramais, mantendo a tradição de antecipar o tema que norteará a próxima edição do evento, Walter Rodrigues, coordenador do Núcleo de Design, apresentou em detalhes o Futureproof. O 1º marketplace de soluções em design, inovação e sustentabilidade contou com o acesso de 8 mil visitantes nos dois dias de evento. Foram dezenas de lives nos estandes dos expositores e uma extensa agenda de reuniões virtuais. A plataforma permanecerá acessível aos participantes, com rodadas de negócios nacionais e internacionais, palestras e outras atrações inspiradoras.
Para Walter, a prova do futuro é ter
relevância. Quantum e Hipervisual são as narrativas da próxima
temporada. Quantum propõe um olhar
poético sobre os acabamentos, inspirados na beleza, cor, brilho e energia dos
cristais e gemas preciosas ou interpretando a coexistência simultânea de
acabamentos antagônicos como brilho e fosco. Já Hipervisual conecta com o maximalismo, com a inspiração gráfica, e
a ancestralidade. “Expressa a oportunidade de inovar e perpetuar saberes, se
tornando relevante para o futuro”, analisa Walter. Na cartela de cores, estão o
azul, o lilás e o amarelo. “Queremos iluminar o mundo. Entendemos que o futuro
precisa ser iluminado.”
Preview do Couro
Assim como o +Estampa, o Preview do Couro é um dos projetos especiais
que desenvolve a sua coleção em cima do tema da próxima edição do Inspiramais. O designer Marnei Carminatti,
curador do projeto, Walter Rodrigues e os consultores do Núcleo de Design do
Inspiramais, Daniel Ormoleze e Ramon Oliveira Soares, discutiram sobre os
cerca de 30 artigos da coleção inspirada no tema Futureproof,
trazendo as inspirações ligadas à pesquisa, a cartela de cores e os detalhes
dos materiais desenvolvidos pelos curtumes que participaram desta edição: Arte
da Pele, Couroquímica, Fuga Couros, Leather Labs, Casa Romeu, Sculp Leather by
Krumenauer e Tre Anytry.
Além do contexto mercadológico da moda e do design, eles conversaram sobre perspectivas para o setor. A partir de agora, as peles desenvolvidas pelo Preview do Couro serão expostas nas plataformas do projeto Brazilian Leather, uma parceria entre o Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) para o incentivo às exportações de couros.

A sustentabilidade continuou pautando as discussões propostas pelo
Inspiramais. A designer Flávia Vanelli, curadora do projeto Conexão Criativa e
Comercial, apresentou painel sobre o tema. O evento abriu espaço para projetos
de diversas partes do Brasil, que têm um papel de transformação, com potencial
de trabalho, artesanato, arte e tecnologia.
Para Flávia, trazer à tona temas sensíveis, que impactam as pessoas e
o meio ambiente neste ecossistema de negócios de impacto e inovação contínua é
primordial: "Chegamos num momento do mundo em que é fundamental
conciliarmos a vida humana com a vida do planeta.” O propósito do projeto, que
conta com o apoio do Sebrae nacional, é oferecer ao mercado subsídios
inovadores para fomentar os negócios.

Design 3D
Uma das novidades desta edição do Inspiramais, o projeto Design 3D,
que conta com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas
Empresas (Sebrae), apresentou três produtos digitais criados com a participação
das empresas Ambiente Verde, Pégasus, Wiva Bordados, Confortin, Usina Têxtil,
Primus Têxtil, RR Componentes, Plastiluzzi, A. Mascarello e Maquetec. Joana
Dalla Roza, coordenadora do projeto, mostrou os protótipos de um modelo de
tênis, sandália e bolsa, numa animação em 3D. Os produtos seguiram a inspiração
ligada aos conceitos Naturar e Cotidiano, ligados ao tema Antídoto. “Pensamos no que as empresas
tinham de mais interessante para mostrar e como transformar em produto. No
digital, trabalhamos com mais cores, texturas, ampliamos as possibilidades para
deixar o produto cada vez mais real e mais palpável”, explicou Joana.
Para Walter Rodrigues, o Design 3D possibilita a conexão entre empresas de materiais e empresas de produtos. “Digitalmente, se consegue reproduzir todos os materiais de maneira impactante”, observa. Na avaliação do designer, o digital contribui também para a sustentabilidade. “Essa será uma nova forma de trabalhar. Vamos construir produtos, testar materiais, apresentar em canais digitais, para, depois, colocar em produção”, projeta Walter.

Inspiramais Têxtil
Repetindo o modelo de visita guiada, momento tradicional do evento
físico, Walter Rodrigues e Rodrigo Zen, curador do projeto Inspiramais Têxtil,
fizeram um passeio virtual sobre os materiais desenvolvidos nesta edição do
evento, trazendo formas, texturas e proporções, no espaço voltado
exclusivamente para o têxtil e a confecção. O projeto tem patrocínio da Rhodia
e Sprint Têxtil.
A reconexão com a natureza proposta pela narrativa Naturar aparece nas camadas, nos barrados, plissados em bases transparentes e nervuras. As estampas gigantes de flores e o bioprint também aparecem na coleção, que tem ainda o romantismo das imagens desfocadas em diversas bases. “A moda é 50% matemática e 50% poesia. Por trás da poesia, há uma geração de milhões de negócios”, observou Walter. O Cotidiano aparece na rugosidade, nos acabamentos plastificados, nas texturas irregulares e na proteção antiviral. “Nas imagens, percebemos a nossa pesquisa tomando forma, se materializando”, complementou Rodrigo. Walter destacou ainda a integração proposta pelo salão: “O Inspiramais tem curadoria para que se tenha uma linguagem única, que facilite os processos produtivos”.

O Inspiramais
O Inspiramais conta
com a promoção da Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro,
Calçados e Artefatos (Assintecal), da Associação Brasileira da Indústria Têxtil
e de Confecção (Abit), Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB),
Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel), Agência
Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), através do
projeto By Brasil, Components, Machinery and Chemicals e projeto Brazilian
Leather e apoio das principais entidades setoriais do país e parceiros, como
Abest, Abiacav, Abicalçados, In-Mod, IBGM, Instituto By Brasil (IBB), ABVTEX,
Francal, Ápice, Guia Jeans Wear, Abrafati e Trans Rubber.