É amanhã - Competitividade com sustentabilidade, será o tema do webinar 10/12

Um dos projetos do Inspiramais, o Conexão Criativa e Comercial, será tema de um webinar no dia 10 de dezembro, às 19h. A curadora Flávia Vanelli contará um pouco sobre o conceito do projeto e apresentará uma série de materiais produzidos a partir da combinação de sustentabilidade, tecnologias limpas e diversidade. “A proposta busca oxigenar o mercado da moda e do design, trazendo competitividade com sustentabilidade”, explica Flávia.
O webinar também contará com a participação de Tainah Fagundes, da empresa Da Tribu que ao final do bate-papo irá mostrar um colar que será sorteado aos participantes.
A Da Tribu é um empreendimento social de moda da Amazônia, cuja produção se baseia nos princípios da sustentabilidade, com foco na valorização dos saberes tradicionais dos povos da floresta, no qual é cruzando técnicas de emborrachamento, modelagem e macramê, tecnologia da floresta e artesania.
Sobre o projeto:
Um ecossistema de negócios com foco em empresas que desenvolvem materiais aliando sustentabilidade, tecnologias limpas e diversidade. Esse é o conceito do Conexão Criativa e Comercial, um dos projetos que fazem parte do Inspiramais — único programa de design, inovação e sustentabilidade de materiais para moda mundial. Assim, em formato digital, a próxima edição do evento será nos dias 26 e 27 de janeiro de 2021. Para isso, mais de 30 dias de atrações inspiradoras são esperadas.
As empresas que se relacionam com a proposta do projeto podem inscrever seus componentes — dos segmentos de calçados, vestuário, acessórios e joalheria. Na etapa seguinte, as selecionadas passam por uma curadoria. Assim, a pesquisa elaborada pelo Núcleo de Design do Inspiramais norteia a avaliação. Por fim, a equipe sugere alterações nos materiais, de maneira que os produtos acompanhem a proposta da temporada e as companhias possam expor no evento. “Os materiais não são apenas insumos utilizados na criação dos produtos. Eles influenciam no seu desenvolvimento”, avalia Flávia Vanelli, curadora do Conexão Criativa e Comercial.
Primeira edição digital
Na primeira edição digital do Inspiramais, realizada em agosto, participaram do Conexão Criativa e Comercial empresas que desenvolvem produtos feitos a partir de reaproveitamento de plásticos descartados, algodão agroecológico, tecido sustentável a partir de fermentação bacteriana, paetês descartados, excedentes de produção, vegetação recolhida do descarte do Cerrado, entre outros (confira abaixo a lista dos participantes da temporada 2021_II).
Banco de tecido
Flor Silva

Da tribu

Justa trama
Além disso, as soluções apresentadas envolvem artesanato, tecnologia, aproveitamento integral dos materiais, resultando em criações inovadoras. “A proposta busca oxigenar o mercado da moda e do design, trazendo competitividade com sustentabilidade”, finaliza Flávia.
Inspiramais O programa é uma referência para o mercado por reunir informações que unificam a linguagem e uma metodologia para toda a cadeia produtiva da moda em um único espaço. Assim, a primeira edição 100% digital ocorreu em agosto de 2020, conectando lançamentos de materiais, projetos inovadores e palestrantes reconhecidos com os visitantes de diversos lugares do mundo.
Por fim, o Inspiramais conta com a promoção da Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel), Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), através do projeto By Brasil, Components, Machinery and Chemicals. Conta ainda com apoio das principais entidades setoriais do país e parceiros, como Abest, Abiacav, Abicalçados, In-Mod, IBGM, Instituto By Brasil (IBB), ABVTEX, Francal, Ápice, Guia Jeans Wear, Abrafati e Trans Rubber.
Confira as empresas participantes da temporada 2021/II:
Aurora: lã em suas diversas formas
Dona Rufina: bolsas feitas em tecido de feltro
Banco de Tecido: comercializa sobras de tecido entre outros componentes utilizados nas confecções
Biotecam: tecido sustentável a partir de fermentação bacteriana
Cerradouro: aviamentos, enfeites e produtos feitos com vegetação recolhida do descarte do Cerrado, metalizado em cobre e banhado a ouro
Da Tribu: cruza técnicas de emborrachamento, modelagem e macramê, tecnologia da floresta e artesania
Das Catarinas Brazil: enfeites, acessórios e produtos que aliam fazeres manuais, design, sustentabilidade e tecnologia
Flavia Amadeu: borracha nativa da floresta Amazônica é a principal matéria-prima
Flor Silva: enfeites, aviamentos, acessórios, decoração feitos com sementes, madeira, fios, fibras e outros insumos da Amazônia
Justa Trama: produtos e serviços com base no algodão agroecológico
Lots App: plataforma blockchain que promove o fomento e compartilhamento de diferentes elos da sua cadeia de valor circular e sustentável
Luciano Pinheiro: enfeites, aviamentos, acessórios, decoração, aviamentos, materiais têxteis e desenvolvimento de produtos com materiais sustentáveis, naturais e de menor impacto
Moltec Brasil: acessórios para moda e decoração criados com paetês descartados, excedentes de produção da empresa
Nós Mais Eu: cordões de algodão, ourelas ressignificadas, crochê, pedras naturais, cerâmica e entremeio de madeira de reflorestamento
Rato Design Circular: aviamentos, enfeites, laminados e produtos feitos com reaproveitamento de plásticos descartados
Seringô/Coopereco: solução completa em borracha amazônica, como sandálias, solados, palmilhas
The Flowerpunchers: estampas florais feitas à mão, filtros têxteis em realidade aumentada, plataformas paramétricas imersivas, design 3D de superfícies têxteis
Trammô: aviamentos e acessórios artesanais
Wiit Design Studio: linha de acessórios, óculos de grau e sol impressos em 3D
Fonte: Assessoria de imprensa Assintecal - Critério