Conteúdo Voltar

Inspiramais fecha edição virtual com sucesso

02 de Setembro de 2020

O Inspiramais - Salão de Design de Materiais para a Moda - realizou entre os dias 25 e 27 de agosto a sua primeira edição totalmente virtual devido à pandemia de COVID-19. De acordo com a organização, durante esses três dias os 150 estandes digitais receberam aproximadamente 40 mil visitas gerando 3 mil agendamentos de negócios. Foram 31 palestras, projetos de pesquisas, rodadas de negócios e cartelas de cores que tiveram destaque durante a programação, segundo o release de divulgação.


 

Palestra de Walter Rodrigues aponta os próximos passos da moda

Coordenador do núcleo de design da Assintecal, Walter Rodrigues realizou palestra e visitas guiadas durante o evento, apontando tendências e chamando a atenção para os diversos lançamento propostos pelos expositores.

De acordo com Rodrigues uma tendência que desponta diz respeito aos consumidores ativando seus padrões de consumo, buscando marcas mais tradicionais. A moda sustentável já havia sido prevista anteriormente e daqui para a frente ganha importância fundamental, assim como a transparência das empresas. Além disso o isolamento levou a uma reflexão sobre a natureza. Tudo isso se traduz em materiais naturais, ressignificados, reutilizados e também aqueles que trazem conforto como os dublados com espuma.

Entre as tendências que estão se firmando, a busca e compartilhamento de sentimentos entre as pessoas, a robótica e um olhar para os anos 60 pode ser observado em desenhos de listras, prateados e solados que nos remetem às Moon Boots, assim como modulares que se observavam nas criações de Paco Rabanne.

Já entre as tendências que estão consolidadas, observa-se os tecidos adamascados, o denim estampado, correntes em acessórios, peles naturais e efeitos de modelagem. No animal print as zebras surgem com mais ênfase ao lado de leopardos e tigres. O coordenador aludiu também à mistura de animal print com xadrezes.

"A sustentabilidade é o novo padrão de qualidade e suas práticas não podem ser somente modelo de marketing". Walter Rodrigues, Coordenador do Núcleo de Design da Assintecal

Outro ponto interessante foi que Rodrigues atentou para o uso de materiais que os fabricantes já têm em estoque, criando novos tecidos por meio de sobras, o que valoriza ainda mais a marca.

Os orgânicos e reciclados, as possibilidades de customização, os aglutinados e franjados foram temas também abordados entre os materiais, seguidos sempre de uma cartela de cores.

De acordo com o consultor o mercado tem oferecido uma série de possibilidades e oportunidades, com materiais os mais variados, dos mais rústicos aos sofisticados e tecnológicos.


Projeto Comprador - momento de negócios

Rodadas de negócios entre empresas brasileiras de insumos e indústrias brasileiras e internacionais de moda fizeram parte do projeto. Ao todo 300 rodadas de negócios internacionais foram realizadas com empresas argentinas, colombianas, peruanas, equatorianas, mexicanas, estadounidenses e bolivianas.


Para Maristela Cusin Longhi, presidente da Abimóvel - Associação Brasileira das Indústrias de Mobiliário - o trabalho realizado pela área de inteligência e comercial, o material resultante da pesquisa e dos estudos, dos aspectos socioeconômicos, culturais, globais e de comportamento do consumidor no mundo são uma importante fonte de consulta também para o setor moveleiro. "O nosso objetivo é a integração e a entre as cadeias e os seus elos, possibilitando uma maior conexão entre as indústrias de móveis e a moda, através da utilização de materiais diversos, design e inovação. As pesquisas, insumos, ações apresentadas e a aliança entre setores trazem novas perspectivas e um novo olhar para a indústria”, disse.


“Esta edição não é só uma plataforma, é uma mudança de comportamento de encararmos o futuro tecnológico. O futuro da indústria é híbrido e a está redesenhando. A Moda já vinha flertando com este caminho virtual há bastante tempo. A pandemia só acelerou o processo. O modelo digital fascina. Se no modelo físico falamos com sete mil profissionais, agora tivemos a chance de ampliar isso para 10 mil visitantes,”disse Walter Rodrigues.


Preview do Couro

O Preview do Couro apresentou amplo trabalho de pesquisa de materiais e cartela de cores, traduzindo assim as referências para as próximas coleções, para as produções de looks e produtos para os segmentos calçadistas, confecção, acessórios, moveleiro, automotivo e de bijuterias. O projeto se propões a encorajar o setor coureiro na criação, aperfeiçoamento e promoção comercial do couro acabado e autêntico, fomentando a imagem dos curtumes no exterior, elevando assim a possibilidade de vendas e valorizando toda a cadeia.

Vale dizer que no site do evento a palestra de Walter Rodrigues ficará disponível durante 30 dias.


Fonte: fashionunited

Newsletter
Follow Us