Conteúdo Voltar

Inspiramais digital recebeu 40 mil acessos em estandes na sua primeira edição 100% digital

02 de Setembro de 2020

Elo entre indústria da moda e empresas de insumos, Inspiramais finalizou sua edição como a mais assertiva ferramenta de negócios da moda da América Latina

 

Foram três dias com uma agenda repleta de negócios, informações, apresentação de produtos com soluções em design, sustentabilidade, inovação tecnologia. Após 10 anos como referência para todo o elo da cadeia de moda e consumo nacional e América Latina, o INSPIRAMAIS - Salão de design de materiais para moda, realizou sua primeira edição em formato 100% digital. O projeto aconteceu de 25 a 27 de agosto com a missão de manter-se como responsável por impulsionar o processo criativo de toda a indústria de confecção, têxtil, calçadista, moveleiro, automotivo, acessórios e bijuterias – nacional e na América Latina – unificando linguagem e metodologia para toda a cadeia produtiva. Após o evento tudo pode ser conferido pela plataforma https://inspiramaisdigital.com.br

 

Segundo a organização, em três dias o Inspiramais recebeu mais de 40 mil acessos nos 150 estandes virtuais, o que gerou 3 mil agendamentos de negócios com as empresas. Entre projetos, palestras e lançamento de produtos, ao todo foram 166 mil páginas visitadas. O evento foi marcado por estandes virtuais, apresentação de cartelas de cores, palestras, projetos de pesquisas e rodadas de negócios.


“Foi um marco para toda a indústria e está sendo uma experiencia incrível! Entrar virtualmente em um Salão de Design e Inovação e participar de um tour, conhecer as referências mundiais, centenas de lançamentos em inovação, sustentabilidade e design, projetos inovadores, agendar rodadas de negócios nacionais e internacionais, assistir palestras, contato com diversas empresas. Não há fronteiras, nem distâncias. O mundo todo passou por aqui”, comemorou Ilse Guimaraes, superintendente da Assintecal.

Estimativa de negócios

Durante os três dias o Salão de Design Inspiramais realizou o Projeto Comprador – rodadas de negócios entre as empresas brasileiras de insumos e a indústrias nacionais e internacionais dos segmentos de moda e consumo. Ao todo foram realizadas 300 rodadas de negócios internacionais, entre países como Argentina, Colômbia, Peru, Equador, México, Índia, Estados Unidos, Bolívia.


Um novo momento para a Indústria brasileira

Para Fernando Pimentel, presidente da Abit (Associação Brasileira da Industria Têxtil e de Confecção), “o formato on-line tem suas vantagens, pois, amplia o público, reduz custos e facilita uma integração de participantes nacionais e internacionais. Claro que não substitui os encontros pessoais, mas em uma fase que você tem dificuldade de realizar eventos com muitas pessoas, certamente é o melhor caminho para que nós mantenhamos os negócios em funcionamento”, afirmou. Pimentel também destacou ter certeza de que o evento será importante para o momento que vivemos. “Pode, sem dúvida nenhuma, ensejar negócios que ajudarão as empresas a se preservarem e, com isso, manterem emprego e renda para a sociedade brasileira, dado que a indústria têxtil e de confecção é o segundo maior empregador da indústria de transformação, com 1,5 milhão de postos formais de trabalho atuando nessa atividade econômica”.

As palavras do presidente da Abit ecoaram também pelos demais setores da indústria presentes no Inspiramais. Para José Fernando Bello, presidente executivo do Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) “O setor de couros do Brasil está vivendo de forma intensa o Inspiramais Digital, com a certeza de que a convergência do meio físico com o online traz resultados positivos para todos os públicos, desde a indústria até o consumidor final. Tivemos três dias de uma troca muito rica de informações e relacionamento no Inspiramais Digital, com muita inovação, agilidade e sustentabilidade”.

Segundo Maristela Cusin Longhi, Presidente da Abimóvel. “o Inspiramais é efetivamente onde a moda e as cadeias se integram. O trabalho realizado pela área de inteligência e comercial, o rico material resultante da pesquisa e dos estudos, dos aspectos socioeconômicos, culturais, globais e de comportamento do consumidor no mundo são uma importante fonte de consulta também para o setor moveleiro. O nosso objetivo é a integração e a agregação de valor entre as cadeias e os seus elos, possibilitando uma maior conexão entre as indústrias de móveis e a moda, através da utilização de materiais diversos, design e inovação. Como demonstração concreta, em cada edição do Salão - principalmente nos últimos dois anos -, foram apresentados mais de 1.000 tipos de materiais, cuja convergência com a indústria moveleira é evidente, como as matérias-primas da indústria têxtil e de couro. Portanto, pesquisas, insumos, ações apresentadas e a aliança entre setores trazem novas perspectivas e um novo olhar para a indústria”.


Moda
Espelhada em um vasto material de pesquisa desenvolvido por um grupo altamente gabaritado de profissionais de design, coordenado por Walter Rodrigues, um dos nomes mais reconhecidos da moda brasileira, o evento apresentou uma série de projetos e soluções em produtos sustentáveis, design inovadores e soluções de inovação e tecnologia.

Tanta informação faz o INSPIRAMAIS ser grande fonte de referências para designers de moda de muitos países, recebendo a participação de profissionais e empresas do México, Peru, Equador, Estados Unidos, Colômbia, Argentina, Bolívia, Itália, França, Inglaterra e países da Ásia e continente Africano.


“Esta edição não é só uma plataforma, é uma mudança de comportamento de encararmos o futuro tecnológico. O futuro da indústria é híbrido e está redesenhando toda a indústria. A Moda já vinha flertando com este caminho virtual a bastante tempo. A pandemia só acelerou o processo. O modelo digital fascina. Se no modelo físico falamos com sete mil profissionais, agora tivemos a chance de ampliar isso para 10 mil visitantes.


Confira um pouco do que foi apresentado em projetos e lançamentos:


LANÇAMENTOS - PRODUTOS

Foram centenas de lançamentos voltados a sustentabilidade, design e inovação. Todos podem ser conferidos até dia 30 de setembro pela plataforma https://inspiramaisdigital.com.br


A BASF apresentou, em parceria com as empresas Tecpol e a Additiva 3D, o novo projeto de chinelo em poliuretano e TPU 3D printing. O modelo proposto pela companhia foi composto por PU (poliuretano) - material pouco utilizado nesse tipo de calçado e TPU (poliuretano termoplástico) feitos por impressão em 3D, uma inovação no mercado de calçados. A proposta de chinelos nas versões feminina e masculina permite maior flexibilidade para design e conforto.

A Colorgraf levou o conceito Orgânico para a linha têxtil e apresenta o Colorflex Print,

e Gáspea para Slide para a linha de calçados. A escolha para o desenvolvimento das

estampas recaiu sobre a tendência Tie Dye. Outro lançamento: o conceito Opulência - com ouro e prata representados por diversas criações, Transfer para Chinelo trouxeram estampa de correntes douradas com a presença da cor Very Berry e Sublimação para Tênis com estampa de correntes pratas realçadas pela cor Lápis Blue - nesse mote estão incluídas a Etiqueta em PVC Plastificado para linha têxtil imitando corrente, na cor Very Berry e a Etiqueta 3D Dourada para linha de calçados, também imitando corrente. Na tendência conceitual o tema Botânica apresenta produtos que representam essa proposta: Movicolor para a linha têxtil, com dois modelos: capa de Salto 3D para linha calçados e Tag em Papel Semente para linha têxtil e calçados.

Desenvolvido em tempo recorde, durante a pandemia do novo coronavírus, a Rhodia apresentou sua tecnologia antiviral e antibacteriana do fio têxtil de poliamida Amni® Vírus-Bac OFF. O fio oferece proteção contra bactérias e vírus, incluindo os vírus envelopados, como são classificados os vírus como influenza, herpesvírus, novo coronavírus e outros. A tecnologia exclusiva da Rhodia é capaz de tornar inativos os vírus e eliminar as bactérias presentes em uma superfície têxtil, impedindo a chamada contaminação cruzada entre os artigos têxteis e os usuários.


A Pégasus Bordados Eletrônicos, empresa de Igrejinha, no Vale do Paranhana, Rio Grande do Sul, ganhou o apoio do SEBRAE e da consultoria do Instituto By Brasil, e criou-se uma equipe da empresa com as consultoras de design sustentável Julia Webber e Laura Madalosso.  Dessa parceria surgem desenvolvimentos que propõem novos diálogos entre iniciativas artesanais e a estrutura industrial da Pégasus - na busca de novas alternativas, o olhar atual volta-se para técnicas milenares de tinturaria através de insumos naturais como cascas de frutas, ervas e sementes - e une com expertise de tecnologia, propiciando um processo duradouro e resistente – com a valorização das plantas locais e o cultivo ético da natureza, além da valorização do artesão.

 

A empresa Suntex Brasil também apresentou seu lançamento desenvolvido em parceria com a TNS Nanotecnologia: um laminado sintético com capacidade de inativar diversos tipos de bactérias e vírus envelopados, incluindo o Sars-Cov-2. Por meio da ação de nanopartículas que desativam a camada lipídica dos vírus, é possível inativar o micro-organismo depois de 30 segundos do contato com o aditivo. A solução oferecida diminui em 99,99% as chances de contaminação cruzada e pode ser comprovada através de laudos.


A Companhia Têxtil de Castanhal - maior fabricante de produtos de juta das Américas – destacou os produtos de fios naturais e telas com tingimentos naturais 100% juta.  Em parceria com o design Luciano Pinheiro desenvolveu produtos com pigmentos, tramas e insumos naturais de alto requinte artesanal voltados a acessórios de moda, vestuário e decoração, com tingimento natural da juta através de cebola, barbatimão, aroeira, hibisco, cascas e folhas, além de criar uma linha de palmilhas sustentáveis com cores diversas.

The Flowerpunchers apresentou em seu conceito ao respeito a sabedoria ancestral - um novo olhar e um novo fazer que vai além do handmade sustentável por utilizar matérias-primas amigas do meio ambiente.  Com peças que respeitam o tempo da natureza e as flores, ervas e plantas colhidas de maneira delicada, quase como uma poda pedindo permissão à natureza. Estamparias feitas com flores, ervas e plantas inclusive com algumas recém-caídas naturalmente no jardim de uma das co-fundadoras. Entre as pedras brasileiras utilizadas no processo manual destaque para Ametista, Quartzo Rosa e Quartzo Verde. Além disso, os resíduos são trabalhados em outros produtos como velas e incensos. As pedras usadas no processo de estamparia também são transformadas em peças únicas, cheias de energia. 

 

PROJETOS
Conexão Inspiramais

Com mais de 200 produtos a disposição do mercado, o Conexão Inspiramais busca uma produção baseada em referências e inspirações únicas, pautada na brasilidade e espelhada em um vasto material de pesquisa desenvolvido por um grupo altamente gabaritado de profissionais de design. Sob o tema Free-Spirit foi apresentada a proposta de referências e a metodologia baseada na pirâmide de consumo proposta para a indústria da moda: cartelas de cores, produtos inovadores e soluções em design para as categorias Luxo, Sustentabilidade, Casual, Performance, Artesanal e Tecnológico. O trabalho foi resultado de um trabalho extenso junto com as indústrias brasileiras dos mais diversos polos do país - universalizando o produto nacional e ampliando a assertividade de vendas.


Preview do Couro

O Preview do Couro apresentou amplo trabalho de pesquisa de materiais e cartela de cores, traduzindo assim as referências para as próximas coleções, o qual vai utilizar as referências para as produções de looks e produtos para os segmentos calçadistas, confecção, acessórios, moveleiro, automotivo e de bijuterias. O projeto se propões a encorajar o setor coureiro na criação, aperfeiçoamento e promoção comercial do couro acabado e autêntico, fomentando a imagem dos curtumes no exterior, elevando assim a possibilidade de vendas e valorizando toda a cadeia.


+ Estampa
Em sua 14ª edição, o Projeto +Estampa apresentou os trabalhos de estúdios de design de superfície que comercializam ilustrações, designs, padrões e estampas, oferecendo ao mercado novos materiais, texturas e sensações que provocarão novas percepções do público. Com espaço exclusivo apresenta três estampas por estúdio conectados à pesquisa do PREVIEW 2022_I. As estampas foram formatadas com imagens em movimento trazendo uma nova opção de exposição. O projeto +Estampa teve a realização da Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), Centro das Indústrias de Curtume do Brasil (CICB) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

 

Projeto Comprador - Rodadas de negócios internacionais
Ação realizada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) por meio do By Brasil Components, Machinery and Chemicals, que recebeu buyers internacionais via Projeto Comprador. Com inscrições de mais 50 empresas de países como Argentina, Bolívia, Colômbia, Equador, Estados Unidos, Índia, México, Peru e Uruguai, que participarão de rodadas de negócios junto as indústrias e marcas brasileiras. As rodadas são agendadas e aconteceram dentro de espaços virtuais, com apresentação de produtos em vídeos, por câmera e atendimento personalizado em salas de conferência.

Jornalistas internacionais
Chamado de Projeto Imagem, também realizado pelo projeto By Brasil, contou com a participação de 40 jornalistas internacionais, que acompanharam o evento de maneira virtual. O projeto levou a imagem das indústrias brasileiras para outras fronteiras – impulsionando e fortalecendo a imagem da moda nacional e de seus produtos e atributos no exterior.

Palestras
Com temas variados, o INSPIRAMAIS apresentou uma série de palestras com especialistas nacionais e internacionais nas áreas de moda, inovação, sustentabilidade, varejo e negócios – além das apresentações de cases e notoriedades mundiais.
Com tradução simultânea em inglês e espanhol, as palestras garantiram a oportunidade de ampliar conhecimento e mais parâmetros para o mercado atual.


Promoção INSPIRAMAIS

O INSPIRAMAIS contou com a promoção da Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel), Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), através do projeto By Brasil, Components, Machinery and Chemicals e apoio das principais entidades setoriais do país e parceiros, como Abest, Abiacav, Abicalçados, In-Mod, IBGM, Instituto By Brasil (IBB), ABVTEX, Francal, Ápice, Guia Jeans Wear, Abrafati, ABDI e FINEP-RJ. Conta com o patrocínio de Cipatex, Altero, Bertex, York, Caimi&Liaison, Brisa/Intexco, Grupo Cofrag, JBS Couros, Colorgraf, Camaleoa, Suntex, Twiltex, Macias, Soares, Basf, Rhodia, Sprint Têxtil e Sculp Leather by Krumenauer.



Mais informações

Carlos Lopes
Assessoria de Imprensa Assintecal | Inspiramais
(11) 9.9228-6038

Newsletter
Follow Us