Projeto + estampa recebe atelier Lucius Vilar
O INSPIRAMAIS acontece de 25 a 27 de
agosto pela primeira vez em formato virtual. Único salão de design e inovação de materiais para moda da América
Latina apresenta centenas de novidades em sustentabilidade, design e
tecnologia, palestrantes internacionais e rodadas de negócios virtuais com mais
de 10 países, com a promessa de ser a melhor experiencia online para toda a
indústria da moda.
As inscrições podem ser feitas em https://inspiramaisdigital.com.br/entrar/
Dentro dos projetos está o + Estampa – onde a arte da estamparia ganha destaque
durante o Inspiramais. Entre os estúdios que participam está o Atelier Lucius
Vilar -
escritório de imagem que trabalha com
consultoria de pesquisas de moda e comportamento, estratégia e posicionamento,
identidade e universo visual, desenvolvimento de coleções e design de
superfícies. Fundado em 2010,
com consultorias e trabalhos em parceria com duas grandes associações do
Brasil, a Assintecal e a ABIT. Em 2013 expandiu para universo gráfico têxtil
começando a ilustrar e trabalhar com diversas marcas com a criação de desenhos
exclusivos para marcas como Fórum, Pernambucanas, Camú Camú, Vitor Zerbinato,
Emannuelle Junqueira, etc. Com a facilidade de já estar no mercado como
designer de moda, facilitou ampliar este campo dentro do atelier e expandir.
De 2015 para cá
ampliaram a internacionalização da marca buscando clientes internacionais com
investimento em feiras e showrooms. No Brasil já possuem estampas desenvolvidas
em diversas marcas femininas, como Pade d, Irrita e Kimoh e se preparam para atender
diferentes segmentos, como a marca pet My Boo e também lingerie, a VERVE. O
interessante da estamparia é a abertura que temos para as aplicações buscando
qualquer composição ou materialidade.
A natureza é um mote recorrente como inspiração para o estúdio, desde flores a desenhos experimentais de bichos e animais. A ideia é sempre buscar novos caminhos e possibilidades gráficas. Pode ser uma xilogravura ou recortes de papeis, ou uma brincadeira com guache ou aquarela. “O interessante é a quantidade de liberdade que este processo dá. E depois estas narrativas serão digitalizadas e transformadas em arquivos digitais, mas que tiveram diferentes processos e que vão ganhar outra vida, com outra cartela de cor, com outra dimensão e com aplicação em qualquer base ou produto. A magia da estamparia é esta, a liberdade de poder trabalhar com diversos meios”, comenta Lucius Vilar, diretor criativo da marca.

Lucius Vilar é graduado em Desenho de Moda pela Faculdade Santa Marcelina,
especializado em Design Superfície, e mestrando em Arquitetura e Design. Ele é
professor no IED São Paulo e na Univerdidad ORT em Montevidéu. No salão
Inspiramais, além de participar com o seu atelier, ele é o coordenador do
projeto + ESTAMPA realizado pela Assintecal em parceria com a Abit e o Sebrae
aonde mapeiam todos os estúdios e design de superfícies no Brasil.
“O Inspiramais me dá oportunidade de ampliar meu olhar, as minhas habilidades e
o meu campo de atuação. A quantidade de projetos, marcas, componentes que
encontramos no salão nos dá a liberdade de transformar em novos caminhos
possíveis, que no futuro serão produtos de design e moda e e estarão por todos
os lugares.”
"O coronavírus é apenas o começo de uma evolução significativa nas crenças e atitudes dos consumidores. Essa mudança acelerará uma série de modificações estratégicas, criando um novo cenário para consumidores e produtos. A maioria das marcas adotará uma abordagem digital, melhorando canais de comunicação e vendas. Temos que pensar que essa plataforma pode ser um local para gerar conscientização, conteúdo e também ser um canal de vendas. Essa situação diminui o consumo, como já sabemos, principalmente para as classes média e baixa.
Temos exemplos diferentes, em muitos países onde o desemprego cresceu
muito e também temos casos de salários mais baixos, o que significará uma
reconsideração em torno do consumo e dos gastos. A busca por empresas e
propostas de marcas começará a fazer com que se sintam seguras, e adotar uma
perspectiva mais significativa sobre o consumo. Essas mudanças a curto prazo
terão um impacto a longo prazo. cuidado com o ativismo oportunista e aja com
autenticidade agora, com serviços e soluções que buscam resultados para ajudar
durante e após a crise"
Referências de Lucius Vilar que identificam seus olhares na moda:
Uma viagem: Índia
Uma música:
Avalanche, Leonard Cohen
Um artista: Mark
Rothko
Uma década: 20
Um filme: Difícil
de escolher somente um, mas vou colocar o último que eu mas gostei e que eu não
consigo tirar da cabeça. É o documentário “Honeyland” que conta a história de
uma apicultora que vive nas montanhas do norte da Macedônia. O filme tem uma
fotografia linda e um cenário deslumbrante. Concorreu ao Oscar de melhor filme
estrangeiro.
Um livro: Também
vai ser o último que eu li – O terrorista elegante e outras histórias do Mia
Couto e do Agualusa.
Uma frase: “O
correr da vida embrulha tudo, a vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí
afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem.”
Uma distração:
Meu Smartphone
Uma flor: Dálias
Um lugar: A casa
amarela
SOBRE O INSPIRAMAIS
Único do gênero na América Latina, o INSPIRAMAIS é
conhecido como referência para o mercado da moda e responsável por impulsionar
o processo criativo de toda a indústria de confecção, têxtil, calçadista,
moveleiro, automotivo, acessórios e bijuterias – nacional e Latino Americana -
reunindo informações que unificam
linguagem e metodologia para toda a cadeia produtiva da moda.
O Salão apresenta uma produção baseada em referências e
inspirações únicas, pautada na brasilidade e espelhada em um vasto material de
pesquisa desenvolvido por um grupo altamente gabaritado de profissionais de
design.
O
INSPIRAMAIS conta com a promoção da Associação Brasileira de Empresas
de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), da Associação
Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), Centro das Indústrias de
Curtumes do Brasil (CICB), Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário
(Abimóvel), Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos
(Apex-Brasil), através do projeto By Brasil, Components, Machinery and
Chemicals e apoio das principais entidades setoriais do país e
parceiros, como Abest, Abiacav, Abicalçados, In-Mod, IBGM, Instituto By Brasil
(IBB), ABVTEX, Francal, Ápice, Guia Jeans Wear, Abrafati e Trans Rubber.
Assessoria
de Imprensa Assintecal | Inspiramais
11 99228-6035