INSPIRAMAIS 2027_I - TURNING POINT
Conteúdo Voltar

Projeto + estampa recebe atelier Lucius Vilar

24 de Agosto de 2020

O INSPIRAMAIS acontece de 25 a 27 de agosto pela primeira vez em formato virtual. Único salão de design e inovação de materiais para moda da América Latina apresenta centenas de novidades em sustentabilidade, design e tecnologia, palestrantes internacionais e rodadas de negócios virtuais com mais de 10 países, com a promessa de ser a melhor experiencia online para toda a indústria da moda.


As inscrições podem ser feitas em https://inspiramaisdigital.com.br/entrar/

Dentro dos projetos está o + Estampa – onde a arte da estamparia ganha destaque durante o Inspiramais. Entre os estúdios que participam está o Atelier Lucius Vilar -

escritório de imagem que trabalha com consultoria de pesquisas de moda e comportamento, estratégia e posicionamento, identidade e universo visual, desenvolvimento de coleções e design de superfícies. Fundado em 2010, com consultorias e trabalhos em parceria com duas grandes associações do Brasil, a Assintecal e a ABIT. Em 2013 expandiu para universo gráfico têxtil começando a ilustrar e trabalhar com diversas marcas com a criação de desenhos exclusivos para marcas como Fórum, Pernambucanas, Camú Camú, Vitor Zerbinato, Emannuelle Junqueira, etc. Com a facilidade de já estar no mercado como designer de moda, facilitou ampliar este campo dentro do atelier e expandir.

 

De 2015 para cá ampliaram a internacionalização da marca buscando clientes internacionais com investimento em feiras e showrooms. No Brasil já possuem estampas desenvolvidas em diversas marcas femininas, como Pade d, Irrita e Kimoh e se preparam para atender diferentes segmentos, como a marca pet My Boo e também lingerie, a VERVE. O interessante da estamparia é a abertura que temos para as aplicações buscando qualquer composição ou materialidade.

 

A natureza é um mote recorrente como inspiração para o estúdio, desde flores a desenhos experimentais de bichos e animais. A ideia é sempre buscar novos caminhos e possibilidades gráficas. Pode ser uma xilogravura ou recortes de papeis, ou uma brincadeira com guache ou aquarela. “O interessante é a quantidade de liberdade que este processo dá. E depois estas narrativas serão digitalizadas e transformadas em arquivos digitais, mas que tiveram diferentes processos e que vão ganhar outra vida, com outra cartela de cor, com outra dimensão e com aplicação em qualquer base ou produto. A magia da estamparia é esta, a liberdade de poder trabalhar com diversos meios”, comenta Lucius Vilar, diretor criativo da marca.






Lucius Vilar é graduado em Desenho de Moda pela Faculdade Santa Marcelina, especializado em Design Superfície, e mestrando em Arquitetura e Design. Ele é professor no IED São Paulo e na Univerdidad ORT em Montevidéu. No salão Inspiramais, além de participar com o seu atelier, ele é o coordenador do projeto + ESTAMPA realizado pela Assintecal em parceria com a Abit e o Sebrae aonde mapeiam todos os estúdios e design de superfícies no Brasil. 


“O Inspiramais me dá oportunidade de ampliar meu olhar, as minhas habilidades e o meu campo de atuação. A quantidade de projetos, marcas, componentes que encontramos no salão nos dá a liberdade de transformar em novos caminhos possíveis, que no futuro serão produtos de design e moda e e estarão por todos os lugares.”

 

"O coronavírus é apenas o começo de uma evolução significativa nas crenças e atitudes dos consumidores. Essa mudança acelerará uma série de modificações estratégicas, criando um novo cenário para consumidores e produtos. A maioria das marcas adotará uma abordagem digital, melhorando canais de comunicação e vendas. Temos que pensar que essa plataforma pode ser um local para gerar conscientização, conteúdo e também ser um canal de vendas. Essa situação diminui o consumo, como já sabemos, principalmente para as classes média e baixa.


Temos exemplos diferentes, em muitos países onde o desemprego cresceu muito e também temos casos de salários mais baixos, o que significará uma reconsideração em torno do consumo e dos gastos. A busca por empresas e propostas de marcas começará a fazer com que se sintam seguras, e adotar uma perspectiva mais significativa sobre o consumo. Essas mudanças a curto prazo terão um impacto a longo prazo. cuidado com o ativismo oportunista e aja com autenticidade agora, com serviços e soluções que buscam resultados para ajudar durante e após a crise"


Referências de Lucius Vilar que identificam seus olhares na moda:

Uma viagem: Índia

Uma música: Avalanche, Leonard Cohen

Um artista: Mark Rothko

Uma década: 20

Um filme: Difícil de escolher somente um, mas vou colocar o último que eu mas gostei e que eu não consigo tirar da cabeça. É o documentário “Honeyland” que conta a história de uma apicultora que vive nas montanhas do norte da Macedônia. O filme tem uma fotografia linda e um cenário deslumbrante. Concorreu ao Oscar de melhor filme estrangeiro.

Um livro: Também vai ser o último que eu li – O terrorista elegante e outras histórias do Mia Couto e do Agualusa.

Uma frase: “O correr da vida embrulha tudo, a vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem.”

Uma distração: Meu Smartphone

Uma flor: Dálias

Um lugar: A casa amarela



SOBRE O INSPIRAMAIS
Único do gênero na América Latina, o INSPIRAMAIS é conhecido como referência para o mercado da moda e responsável por impulsionar o processo criativo de toda a indústria de confecção, têxtil, calçadista, moveleiro, automotivo, acessórios e bijuterias – nacional e Latino Americana - reunindo informações que unificam linguagem e metodologia para toda a cadeia produtiva da moda.

 

O Salão apresenta uma produção baseada em referências e inspirações únicas, pautada na brasilidade e espelhada em um vasto material de pesquisa desenvolvido por um grupo altamente gabaritado de profissionais de design.

O INSPIRAMAIS conta com a promoção da Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel), Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), através do projeto By Brasil, Components, Machinery and Chemicals e apoio das principais entidades setoriais do país e parceiros, como Abest, Abiacav, Abicalçados, In-Mod, IBGM, Instituto By Brasil (IBB), ABVTEX, Francal, Ápice, Guia Jeans Wear, Abrafati e Trans Rubber.

Mais informações

Assessoria de Imprensa Assintecal | Inspiramais
11 99228-6035

 

 

Newsletter
Follow Us