Conteúdo Voltar

A marca Marrakshi Life combina tecelagem manual com uma estética vanguarda

05 de Agosto de 2020

Uma viagem a exótica e ensolarada Marrakech no Marrocos, mudou a carreira de Randall Bachner de maneira que ele não imaginava. Tendo reservado um voo para uma viagem de 10 dias, o fotógrafo de Nova York disse que “a luz, o ritmo e a energia” da vibrante e extensa cidade do deserto o deixaram inspirado. “O amor pelo artesanato aqui me fez sentir como se você pudesse criar qualquer coisa em Marrakech”, diz ele. “Nunca senti a possibilidade de algo novo em Nova York como no Marrocos.”

Essa noção ficou em sua mente até 2013, quando Randall fez uma mala e voou para o Marrocos por um período de três meses “para ver como seria … havia muito pouco planejado”, diz ele. Mas parecia que sua jornada estava fadada; ele conheceu Mohamed Zerhloul, que apresentou o fotógrafo aos principais artesãos locais, incluindo seu mestre tecelão e seu alfaiate – ambos também chamados de Mohamed. Juntos, eles exploraram  a idéia de roupas feitas à mão e a Marrakshi Life nasceu.

A Marrakshi Life está na vanguarda da moda unissex / andrógina e lidera o caminho em práticas sustentáveis ​​e do slow fashion, com todas as peças de vestuário feitas sob encomenda. Uma marca para agora e para o futuro, usando tecidos locais de mistura de algodão, tecidos à mão e produzidos no norte da África.


A marca adota conforto e artesanato. Tomando os principais elementos de estilo do guarda-roupa tradicional marroquino, uma equipe interna de artesãos locais ajuda a criar peças de design originais, contemporâneas e vestíveis, através de um processo atemporal de tecelagem manual.

Utilizando a habilidade das práticas tradicionais de tecelagem marroquinas e o desejo de levar adiante essa herança sartorial, a Marrakshi Life utiliza técnicas tradicionais de tecidos feitos à mão para criar roupas autênticas, mas com um estilo urbano moderno. Randall está comprometido em apoiar a fabricação responsável por métodos de produção sustentáveis ​​e de baixo impacto. Ele descreve seu ateliê em Marrakech como uma comunidade e não uma fábrica. Os visitantes da Marrakshi Life podem experimentar a sensação da família enquanto assistem todo o processo, da criação têxtil ao design final.

Na loja, os clientes são surpreendidos com um tecelão produzindo o tecido que fará parte da coleção exposta nas araras.  Os tecidos rústicos são lavados à mão antes de cada peça da marca ser costurada. “Estamos fazendo roupas que atendem a esse estilo de vida de conforto urbano”, diz Randall.

A marca cresceu constantemente, agora empregando cerca de 55 funcionários em Marrakech, e hoje é vendida em varejistas internacionais. Mas, mesmo com o aumento da demanda, a Marrakshi Life está comprometida com o modelo de produção local de baixo impacto em que a marca foi fundada. “Todas as nossas roupas são feitas sob encomenda, por isso não somos obrigados a investir em estoque”, diz Randall Bachner. Para combater a discrepância de tamanho tradicional entre roupas masculinas e femininas, as cinturas elásticas são uma característica proeminente, que também adiciona esse senso de lazer e facilidade em peças de vestuário personalizadas.

Os clientes também podem solicitar o dimensionamento para um ajuste mais personalizado. “Nós só fabricamos peças que nossos clientes encomendam. Nesta era de sustentabilidade, tenho muita consciência de trabalhar o mais local possível. Criar uma vibração positiva é o elemento mais importante no dia a dia como fabricante” diz Randall que passou os últimos seis meses em Marrakech devido ao bloqueio do Covid-19.

Fonte: Stylo Urbano

Newsletter
Follow Us