INSPIRAMAIS 2021_II - FREE SPIRIT 25 a 27 de agosto de 2020 - 10h às 20h
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Inspiramais: Arte da Pele apresentará coleção de couros exóticos inspirada no Renascimento

22 de Julho de 2020
“A Arte da Pele completa 20 anos e cresceu desenvolvendo novas técnicas de curtimento e acabamento em peles exóticas, demonstrando a paixão pelo couro e pela arte”. A frase que abre esta reportagem é de Luis Bocchi, diretor do curtume Arte da Pele, e representa com muita clareza o trabalho artístico e de qualidade que a empresa desenvolve em couros exóticos, como python, peixe pirarucu e jacaré. Arte da Pele é uma das expositoras do Inspiramais Digital, que ocorrerá entre os dias 25 e 27 de agosto, apresentando via plataforma online as tendências em moda, materiais, conhecimento e projetos para os setores de calçados, acessórios, roupas, mercado moveleiro e outros.

O fio condutor da mais nova coleção da Arte da Pele, e que estará no Inspiramais Digital, é o Renascimento. Explica Bocchi que este período foi escolhido pois separa a Idade Média da Moderna, valorizando a riqueza do trabalho artesanal, que por sua vez impulsiona o descobrimento das terras do Novo Mundo . “Todo esse movimento tem como centro a cidade de Florença (Toscana/Itália), que possui uma longa tradição no trabalho artesanal e é referência mundial em tecnologia e acabamento do couro”, destaca.
Assim, a coleção foi inspirada nas composições de cores das pinturas, na decoração dos palácios e ornamentação dos jardins renascentistas. Foi construída em primeiro plano por uma pesquisa com uma (re)leitura dos principais atores do Renascimento (Michelangelo, Da Vinci, Raffaello, Donatello , Tintoretto e Boticcelli) e consumada com uma viagem à Itália. 
Todo este trabalho foi aplicado aos couros que Arte da Pele mostrará a designers e compradores no Inspiramais Digital. Como explica Bocchi, as peles de répteis, em especial a python, formam um substrato no qual se podem criar várias estampas, buscando o mais alto padrão artesanal. “O mercado (consumidor final) acaba valorizando o trabalho, já que a própria matéria-prima possui um valor agregado devido à sua raridade e controle certificado”, esclarece. 

O Inspiramais é realizado pelo Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel), Tex Brasil, By Brasil Components and Chemicals e projeto Brazilian Leather, uma parceria entre o CICB e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) para o incentivo às exportações de couros.

Serviço
INSPIRAMAIS – Salão de Design e Inovações de Materiais para Moda - 2021_II
De 25 a 27 de agosto
Tema central: Free Spirit 
Inscrições para visitantes em breve
Atualizações: www.inspiramais.com.br 
Sobre o Brazilian Leather - Projeto setorial de internacionalização do couro brasileiro, o Brazilian Leather é conduzido pelo Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). Várias são as estratégias de consolidação do produto nacional em mercados estrangeiros - incentivo à participação de curtumes nas principais feiras mundiais ligadas ao ramo e missões empresariais focadas ao estreitamento de relações entre fornecedores brasileiros e compradores de outros países são algumas delas. Mais informações em www.brazilianleather.com.br


Veja a seguir todos os detalhes da coleção, com base nas linhas desenvolvidas por Arte da Pele: 

MIX FIORENTINO: foram realizadas misturas de cores observadas nas artes plásticas em peles de python. Procurou-se estabelecer um movimento ondulatório, mas ao mesmo tempo simétrico e que as cores escolhidas sejam contempladas em todas as partes da pele. Isso facilita o corte e composição dos manufaturados, sejam bolsas, sapatos, carteiras, vestuário, etc. Neste movimento, foram realizadas pinturas a base de aerógrafo, primando pelo efeito aquarelado em degradê, e sempre observando o destaque das escamas centrais da python.
LA CHIESA: escolheu-se uma estampa barroca, que foi combinada por meio de fundos escuros com a estampa dourada ou prateada. Foi inspirada nas muitas obras esculpidas nas decorações de igrejas e palácios. Está muito presente no Brasil também, destacando-se Ouro Preto e Salvador.
MEDIEVALE: a empresa se inspirou nas muralhas medievais, muito comuns na Itália,  e nas vestimentas dos soldados. Para as muralhas, que foram nomeadas de SAN GIMIGNANO, trabalhou-se com a técnica de brushoff, por meio das qual foram desenvolvidas estampas desgastadas em tons terrosos. Para a estampa da armadura, foi escolhida uma estampa que possui formato de aramado, realizando combinações de fundos com metalizados em ouro, bronze, prata e técnicas de tamponamento.
IL GIARDINO: essa parte da coleção foi realizada com um mix de cores trabalhada no mesmo sistema do MIX FIORENTINO. Inspirada em cores das flores e composições terrosas e de caules secos. Foi realizada pensando numa proposta de ALTO VERÃO, devido ao curso da pandemia que atrasou a elaboração de coleções para este ano. Também se encaixa num “tempero” de cores para o inverno, sempre lembrando que as coleções estão cada vez mais autorais com “independência sazonal”.

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