INSPIRAMAIS 2021_I - SINCRONIA - 14 (9h às 19h) E 15 (9h às 18h) DE JANEIRO DE 2020
Conteúdo Voltar

Inspiramais: produtos que aliam consciência ambiental e inovações tecnológicas estarão em evidência no Espaço de Sustentabilidade

27 de Novembro de 2019
Empresas participantes do Projeto investem em sustentabilidade como agente diferencial de competitividade, promovendo upgrade de qualidade em lançamentos para o mercado.

A 20ª edição do único salão de inovação e design de materiais da América Latina, o Inspiramais, que acontecerá em janeiro, nos dias 14 e 15, discutirá a conectividade entre os vários aspectos da moda, dando notabilidade à sustentabilidade e à tecnologia. 

Comemorando 10 anos de lançamento para o mercado de moda, atendendo aos setores calçadista, moveleiro, automotivo, confecção, acessórios e bijuterias, o Inspiramais apresenta inovações que também se destacam no Espaço de Sustentabilidade 2021_I. 

Com curadoria da designer Flávia Vanelli, do Núcleo de Design do Inspiramais, e realização da Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Projeto, em sintonia com a proposta da temporada, foi criado para dar visibilidade e estímulo a trabalhos e empresas que creem na sustentabilidade como um diferencial para seus produtos. 

Participam do Espaço empresas com inclinação explícita para a inovação e que têm como mote principal o engajamento sustentável como diferencial de produto, fatores que potencializam a busca de competitividade e qualidade no mercado de moda nacional. 



A Ambiente Verde apresentará soluções em displays e materiais promocionais com Ambiplast, superfície realizada pela transformação de resíduos sólidos industriais.

A Braschemical trará o pigmento amarelo fluorescente, EZ-17, sem formaldeído, não tóxico e com alta performance, para tintas em geral. 

O Grupo Cofrag exibirá o Eco-Care, uma poliamida reciclada que permite a fiação de fios de alta qualidade e que retém as propriedades das fibras virgens. Outra novidade será o PLA-Bio, polímero fabricado pela dextrose (açúcar), que, na maioria das vezes, é derivada da cultura de milho. O item possui ainda características similares às do poliéster, com origem em fontes fósseis. 

A ITM mostrará o EcoFio Tingimentos Naturais, uma linha de tecidos feitos com fios reciclados de algodão, recuperados e transformados em novos fios por cooperativas, com tingimento realizado por corantes naturais. Outro ponto importante: toda a energia utilizada na fabricação vem de fonte renovável. 

A Solus apresentará SOLUS ECOSMART, um compósito à base de couro reconstituído para a utilização em cabedal de calçados.

A TOP Shoes trará o cabedal knit, desenvolvido a partir do resíduo de PET retirado da natureza.

A Altero levará a linha INNOVA, com o INNOVA HIGH, produto realizado em liga de metal nobre, livre de metais pesados e substâncias restritivas, com acabamento de alta resistência, sem o uso de água e sem geração de resíduos, e o INNOVA FREE, produto elaborado em liga de metal nobre, livre de metais pesados e substâncias restritivas, com acabamento de alta resistência, com uso restrito de água e sem geração de resíduos.

A CIFA Fios e Linhas vai expor a Tupiplast ecogreen, uma linha de produtos que utiliza, em sua composição, poliamida 100% biodegradável. A tecnologia empregada em sua matéria-prima permite que o fio se biodegrade a partir de 3 anos em aterro sanitário, reduzindo seu impacto ambiental.

A Apta mostrará a linha Bio Tputm Lubrizol: produtos de alta performance para injeção, impressão 3D e formulação de adesivos contendo entre 30% e 64%* de bio-based.

A Tacosola apresentará a palmilha EVA sustentável, um produto EVA com resina à base de cana-de-açúcar que se enquadra no selo I'm Green, da Braskem, com mais de 51% de biobase e tecido superior de lã natural.

A kisafix exibirá um portfólio completo de produtos sustentáveis: produtos econômica, ambiental e socialmente sustentáveis para colagem – adesivos, primers, agentes de limpeza e auxiliares. A linha é composta de itens isentos de solvente (base-água, hot melt) e que promovem o uso responsável de recursos no processo (economia de energia, de espaço, do uso de equipamentos, manutenção e mão de obra, etc.), além de promover maior salubridade no ambiente fabril.

A Linhasita apresentará a Green Fiber, uma das primeiras linhas de poliamida biodegradável do mundo, item que se decompõe em menos de 4 anos, depois do descarte em aterros sanitários. E a Acqua Free, linha que não usa água na produção, eliminando processos de tingimento – fator que representa uma economia mensal de 621 mil litros de água mensal e 7,5 milhões de litros de água por ano em sua produção.

A Pettenati destacará o tecido Salt and Pepper Reciclato, item produzido com a combinação de fios lisos e mesclas de poliéster reciclado de garrafa PET pós-consumo. O tecido é fabricado em um ciclo de produção sustentável, com responsabilidade social e ambiental, em conformidade com a Lista de Substâncias Restritas (RSL), em processos limpos, utilizando recursos naturais de forma eficiente – redução de consumo e tratamento de água, matriz energética de fonte renovável e resíduos têxteis transformados em adubo orgânico ou coprocessados.

A OTB exibirá o Projeto Retornável OTB – Logística Reversa de Produtos da Empresa, com as canetas OTB usadas para reciclagem. A empresa recompra as canetas usadas de seus clientes, responsabilizando-se pelo destino correto e pela reciclagem dos resíduos.

A Plastiluzzi apresentará o Laminado PVC Juta, produzido com material 100% reciclado e com aplicação de fibra natural de Juta, e o Fachete de PVC, isento de substâncias restritas e com fibra de bambu.

Vale destacar que a entrada para o Inspiramais é gratuita aos profissionais do setor e ocorrerá no Centro de Eventos Pró Magno, em São Paulo. Mais informações podem ser obtidas em www.inspiramais.com.br.

Newsletter
Follow Us