Conteúdo Voltar

Inspiramais: Espaço de Sustentabilidade apresentará tecnologias com preocupação ambiental e social

30 de Outubro de 2019
Projeto estimula e dá visibilidade a produtos e empresas que acreditam na sustentabilidade como fator diferencial de competitividade

O Inspiramais, único salão de inovação e design de materiais da América Latina, chega em janeiro, nos dias 14 e 15, à 20ª edição e celebra uma década de lançamentos arrojados, atualmente voltados aos setores calçadista, moveleiro, automotivo, confecção, acessórios e bijuterias.

Sob o tema Sincronia, o Inspiramais vai discutir a conectividade entre os vários aspectos da moda, dando notabilidade à sustentabilidade e à tecnologia, assunto também abordado em diversos projetos especiais, como no Espaço de Sustentabilidade 2021_I, criado para dar vitrine e impulso a trabalhos e empresas que creem na sustentabilidade como um diferencial para seus produtos.

Realizado pela Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Espaço de Sustentabilidade 2021_I conta com a participação das empresas AMBIENTE VERDE, BRASCHEMICAL, CIFA FIOS E LINHAS, COFRAG, ITM, MK QUÍMICA / SOLUS, OTB, TOP SHOES, TACOSOLA, ALTERO, APTA, e PLASTILUZZI, KILLING, LINHASITA e PETTENATI.

Com curadoria da designer Flávia Vanelli, do Núcleo de Design do Inspiramais, as palavras de ordem do Espaço de Sustentabilidade 2021_I são: propósito, sustentabilidade, inovação, circularidade, qualidade, performance e eficiência produtiva; enfatizando a sustentabilidade como geradora de relações positivas entre o ecossistema natural (capital natural), a sociedade (capital humano e cultural) e a economia (capital produtivo e financeiro).

Vale salientar que as empresas participantes do projeto contam com vocação evidente para a inovação. Acreditam também no engajamento sustentável como diferencial de seus produtos, potencializando a busca de competitividade e qualidade no mercado, como a Ambiente Verde, empresa que possui logística reversa em seu DNA, com crescente oferta de palmilhas, embalagens, displays e etiquetas sustentáveis.

Entre os produtos que serão exibidos, destaque para o pigmento amarelo fluorescente EZ-17, sem formaldeído, não tóxico e de alta performance para tintas em geral, da Braschemical; o compósito à base de couro reconstituído para calçados, da MK Química/Solus; e o biopolímero fabricado a partir de dextrose – açúcar, na maioria das vezes, derivado da cultura de milho, da Cofrag, que possui características similares às do poliéster com origem em fontes fósseis.

A Cofrag também possui outro destaque, o Eco-Care, uma poliamida reciclada por meio da combinação entre preocupação com o meio ambiente e pesquisas e desenvolvimento. O polímero reciclado permite a fiação de fios de alta qualidade, com retenção de propriedades das fibras virgens, além de excelente profundidade de cor e uniformidade em processos regulares de tingimento e nenhuma variabilidade nas propriedades do fio reciclado.

Já a ITM apresentará o Eco Fio Tingimentos Naturais, tecido feito com fios reciclados de algodão, recuperados e transformados em novos fios por cooperativas, com tingimento por corantes naturais. Detalhe, toda a fabricação do produto é realizada com energia de fonte renovável, sustentável do começo ao fim e por todo o processo.

A entrada para o Inspiramais é gratuita para profissionais do setor e ocorrerá no Centro de Eventos Pró Magno, em São Paulo. Mais informações podem ser obtidas em www.inspiramais.com.br.

Newsletter
Follow Us