Conteúdo
Voltar




Inspiramais gera US$ 10,9 milhões em negócios internacionais

Aconteceu, nos dias 4 e 5 de junho, no Centro de Eventos Pro Magno, em São Paulo, o Inspiramais, principal Salão de Design da América Latina, reunindo informações que unificam linguagem e metodologia para toda a cadeia produtiva da moda.

Responsável por estimular um processo que envolve toda a indústria e se propõe a desenvolver uma moda com identidade genuinamente nacional, o salão engloba integralmente o mercado de design e de moda do Brasil, América Latina e países da Europa, alinhando conteúdo para o segmento de couros, calçados, acessórios, confecção, moveleiro e de bijuterias.
“O mercado, aos poucos, volta a respirar com otimismo, está renascendo e o Inspiramais traz exatamente esse espírito de frescor, num momento de renovação. Cresce no Salão a participação do setor do têxtil, movelaria e joias, novos também se inserem, como o automobilístico, outros segmentos se fortalecem e já nos preparamos também para a entrada do setor para pets”, fala Ilse Guimarães, superintendente da Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal).

Na temporada, o desenvolvimento de todo projeto do Salão foi estabelecido pelo tema Zen – em uma atitude que pressupõe a consciência em relação ao próximo e o respeito à individualidade, mostrando que o essencial é algo que beneficie tanto as empresas quanto o consumidor.
“Fiquei muito feliz com a edição porque conseguimos visualizar nas pessoas o entendimento da ideia do Zen, culturalmente e politicamente falando o mundo realmente precisa estar prestando atenção nas coisas, e as palavras mais importantes são ‘estar presente’, entender o que acontece na sua empresa naquele momento como se estivesse aberto para o mundo inteiro”, diz o curador e coordenador do Inspiramais, Walter Rodrigues.
“Durante o atendimento, li nos olhos das pessoas que elas procuravam essa narrativa, do estar presente, da importância de entender o que está acontecendo como um todo, porque o mundo está cada vez mais fluido. E essa fluidez já migra para o próximo Inspiramais, quando falamos de Sincronia. E vai combinar lá na frente, em 2021, com um pensamento de que toda essa energia e tecnologia, aliada com a essa sensação de estar presente, vai produzir um novo futuro, mais verdadeiro, mais cor de rosa”, acrescenta o curador.
Balanço da Temporada
O Inspiramais recebeu cerca de 7 mil visitantes - entre profissionais do segmento, buyers e formadores de opinião, para conferir de perto itens com inovações em criação, design e tecnologia, num total de 1000 produtos apresentados por 180 empresas.

A designer Sheila Morais, da SD Acessórios, de Currais Novos (RN), vem há duas edições e direciona a criação de seus dos produtos em couro baseada nas tendências do Salão. “Compro couro, sintéticos e elementos de metal para minhas bolsas e bijuterias finas. Aqui também me inspiro no material de pesquisa para orientar toda a cartela de cores da minha linha de acessórios esmaltados," diz a designer que produz 7 mil bijouterias e 1500 bolsas ao mês.
O Salão também propiciou a vinda de caravanas com 440 compradores de diferentes regiões do país: São João Batista (SC), Maringá (PR), Goiânia (GO), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Juruaia, Nova Serrana e Divinópolis (MG) e Birigui, Jaú, São José do Rio Preto e Franca (SP). A ação teve parceria do SEBRAE e de diversos sindicatos regionais.
O Inspiramais contou ainda com diferentes projetos como o Comprador, por meio do qual o espaço recebeu representantes de 30 empresas, vindas de Portugal, México, Argentina, Colômbia, Peru, Paraguai, Guatemala e Equador. Ao todo foram realizadas 720 rodadas de negócios. O Projeto Comprador gerou US$ 10,9 milhões em negócios internacionais.
“Somos importadores de insumos para calçado e é a primeira vez que fazemos negócios com o Brasil e visitamos o salão. A estrutura, os produtos, a qualidade, o conceito, mostram um estudo de moda que dificilmente se encontra na América Latina, penso que este é um Salão muito importante para toda a região, com opções de matérias inovadores, consciente e muito bem estruturados”, conta Sara Maria Charry, da empresa Cavicueros, da Colômbia.
Projetos, Palestra, Startups e Moda
Os dois dias de evento foram além dos 180 estantes e produtos inovadores. Os pilares da inovação, tecnologia e sustentabilidade foram ligados a diversos projetos conceituais e de referências de moda. Palestras uniram sustentabilidade, impacto social e inovação, e a integração da grande indústria brasileira e internacional com startups – ofereceu a oportunidade de troca de experiência, informações e possibilidade de negócios.

As palestras foram um dos pontos altos do Inspiramais. Mais de 20 palestras apresentadas na Arena de Inovação levaram informação para os visitantes - conectando produtos, experiências e cases para toda a cadeia da moda. Junto com as inovações, um espaço dedicado a oito Startups trouxe uma séria de tecnologias sustentáveis para as empresas, gerando não só conhecimento, mas também novas possibilidades de parcerias entre a indústria.
Em moda, os destaques ficaram por conta dos projetos Referências Brasileiras, Iconografia Local, Conexão Criativa e Comercial, Preview do Couro, Conexão Inspiramais, Inovamais e +Estampa.
A próxima edição do Inspiramais acontece dias 15 e 16 de janeiro de 2020.