INSPIRAMAIS 2021_I - SINCRONIA - 14 (9h às 19h) E 15 (9h às 18h) DE JANEIRO DE 2020
Notícias Voltar

Inspiramais completa 10 anos inspirando a indústria da moda

21 de Agosto de 2019
Único salão de design de materiais da América Latina completa 10 anos e comemora um dos projetos mais completos da cadeia produtiva da moda, unifica a linguagem das indústrias de todo o país e traz identidade ao produto nacional em todos os elos da cadeia produtiva




A próxima edição do Inspiramais é um marco na história dos projetos de construção de moda nacional. Mais do que isso, um ponto de referência para toda a indústria da cadeia produtiva da moda, unindo setores têxteis e confecção, bijuterias, calçados, setor mobiliário, automotivo, de componentes e aviamentos para calçados e confecção: um leque enorme que vem construindo uma identidade única para os produtos brasileiros, agregando valor e identidade a todo o elo da cadeia produtiva de moda.


A construção, que unifica a linguagem e metodologia para a indústria, gera hoje a produção de produtos baseada em referências e inspirações únicas, buscando trazer identidade genuinamente brasileira à toda a produção nacional: são cartelas de cores, pesquisas, consultorias e palestras durante o ano todo e nos mais diversos polos do país, entre diversas ações – universalizando o produto nacional e ampliando a assertividade de suas vendas não só no Brasil como no mercado internacional.

A próxima edição do Inspiramais será dias 14 e 15 de janeiro de 2020, no centro de eventos Pró Magno, em São Paulo, com entrada gratuita para profissionais do setor, que podem obter informações pelo site www.inspiramais.com.br

Surgimento
Mas e como surgiu o Inspiramais?  Para Ilse Guimarães, superintendente da Assintecal (entidade que iniciou o projeto – e que hoje engloba as principais entidades setoriais do país e empresas de todos os portes -, a pergunta que não é tão fácil de responder. Segundo ela, foram vários fatores que levaram à sua idealização e realização.  

“Facilitar a logística de mostrar materiais de moda contemporânea a cada estação em único local, incentivar a criação de novos materiais com um palco diferenciado e com agregação de conteúdo, integrar toda a cadeia para que sejam compartilhadas informações e favorecer a cooperação entre as empresas, são os mais tangíveis para entender o Inspiramais.

Entretanto, por traz, havia um sonho maior: ter um salão nacional que fosse um referencial interno e externo no lançamento de materiais para a moda, já que esse setor é um dos maiores na economia nacional e ocupa lugar importante no cenário mundial”, conta Ilse.

Nomes da moda encabeçam diretrizes para a indústria
Ao longo dos anos, o Inspiramais já contou com diversos nomes da moda presentes nos projetos. Entre designers, pesquisadores e consultores, um dos destaques é Walter Rodrigues, um dos nomes mais respeitados da moda brasileira. Pesquisador, estilista e designer, Walter acompanha de perto todos os processos do Salão, coordenando o Núcleo de Design do projeto. 

“10 anos de Inspiramais significam o resultado de um trabalho incansável e continuo da organização do projeto, que sempre entendeu a importância da inovação, design e tecnologia como o grande diferencial dos materiais de moda feitos no Brasil. Esse evento reforça também o sentido de comprometimento do setor de moda, e aqui o destaque fica por conta de calçados e acessórios, bijuterias, mobiliário e até automotivo.




Parceria com Abimóvel e fortalecimento dos elos da moda
Entre as novidades do Inspiramais está a oficialização da Abimóvel dentro do inspiramais. Parceira desde 2018, a entidade se aproxima ainda mais do Inspiramais, e torna-se promotora do evento ao lado da Assintecal, CICB, Abit e Apex-Brasil.

Cândida Maria Cervieri, diretora executiva da Abimóvel, acredita que a integração entre o mundo da moda, dos materiais e da inovação entre as indústrias é uma oportunidade única para agregação de valor, ganho de competitividade e integração econômica. “O rico material resultado das pesquisas e estudo de aspectos socioeconômicos, culturais, globais e de comportamento de consumo no mundo, é importante fonte de pesquisa também para o setor moveleiro. A título de demonstração concreta é que a cada edição do Salão – principalmente nestes dois últimos anos -, tem havido a apresentação de mais de 1.000 tipos de materiais, cuja convergência com a indústria do mobiliário se torna evidente a exemplo de matérias-primas da indústria têxtil e coureiro.  Portanto a pesquisa, os insumos, as ações apresentadas e a sinergia entre os setores, trazendo novas perspectivas e um novo olhar para a nossa indústria”.




Crescimento do Inspiramais ao longo de 10 anos
O próprio Walter Rodrigues faz um resgate deste período todo, da mudança do mercado, as novas tecnologias e processos, e a própria mudança do consumidor em relação ao consumo e, principalmente, do impacto do evento no mercado de moda. 

“É possível contabilizar nesses 10 anos a influência positiva do Inspiramais no setor de moda brasileira. Em primeiro lugar ele estabeleceu um padrão de lançamentos, onde a cada seis meses novos materiais são apresentados, facilitando o trabalho de designers e empresários na criação de suas coleções. O Inspiramais é também uma plataforma de lançamentos inovadores, de tecnologia, de conteúdo e, claro de inspiração.Hoje o Salão é uma referência quando se fala em negócios e tecnologia em toda a América Latina”, analisa Walter.
O pesquisador ainda completa: “No seu inicio, em 2009, reafirmamos a importância da identidade dos produtos, fortalecendo o DNA das empresas, para fortalecer a competitividade.Nos últimos anos, estamos cientes da mudança nos padrões de tecnologia e sustentabilidade e esse tem sido o nosso discurso. O Inspiramais sempre está à frente do seu tempo”.

Ainda, segundo o estilista, a maior transformação ocorreu nas empresas de materiais, pois historicamente, não produziam coleções, mas apenas desenvolviam a partir da demanda da indústria de produtos acabados.Há também de ser lembrado a mudança no perfil dos visitantes, que diante da organização do Salão, posicionou-se cada vez mais profissionalmente. Enfim não somos um espaço para relacionamento, e sim um lugar para se realizar negócios”, afirma Walter Rodrigues.

O que esperar do próximo Inspiramais
O evento já trabalha para surpreender seus visitantes. Os 10 anos traz com a palavra de ordem o tema “Sincronia” - Não basta apenas um logo, é necessário estar conectado com tudo o que acontece no mundo ao nosso redor  - e assim o Inspiramais está pronto para facilitar esse conceito aos visitantes, proporcionando a eles, o melhor em novos produtos, em conteúdo e em experiências com inovação.




Com o tema Sincronia,  os projetos trarão a interpretação e reinterpretação de conceitos, que contém o antigo e o novo, que se misturam. Uma reflexão de quem somos nós mesmos e as camadas que nos constroem.

Pesquisa e posicionamento da indústria colocam o Brasil na linha de consumo mundial
Como dito, o Inspiramais é resultado de um minucioso trabalho de pesquisa desenvolvido durante seis meses e que envolve uma equipe de consultores e designers, empresas de todos os estados do país, ciclos de palestras em mais de 20 polos industriais, missões internacionais com compradores da América Latina e países da Europa e Ásia, e outros projetos inovadores – envolvendo toda a indústria, que unifica seus materiais em uma linguagem única para os produtos brasileiros e, assim, obtém mais assertividade no mercado.

“Falamos com a indústria, responsável pela produção dos mais diversos produtos de móveis, roupas, calçados, bijuterias e acessórios. Produtos que saem direto para o consumidor. O Brasil está estabelecendo um padrão de produtos mundialmente consumidos, dentro tendências internacionais, e conseguindo inserir uma cartela de cores genuinamente ‘made in Brasil’, com referências de nossas culturas e elementos regionais. Tudo dentro de um conceito de consumo que fala com o mundo. O Brasil não imaginava chegar neste patamar, e estamos conseguindo com o Inspiramais”, ressalta Ilse Guimarães, superintendente da Assintecal – Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos, uma das entidades responsáveis pela realização do Inspiramais.

Todo o setor unido para desenvolver o melhor da moda brasileira
O Inspiramais conta com a promoção da Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (ASSINTECAL), da Associação Brasileira de Indústria Têxtil e Confecção (ABIT), Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel) Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e apoio de algumas das principais entidades setoriais do país, como ABEST, ABIACAV, Abicalçados,In-Mod, IBGM, Instituto By Brasil (IBB), ABVTEX, Francal, Ápice, Guia Jeans Wear. Ainda tem o patrocínio da Cipatex, Altero, Bertex, York, Sprint Têxtil, Caimi&Liaison, Brisa/ Intexco, Aunde Brasil, Advance Têxtil, Cofrag, Endutex, Colorgraf, Componarte, Branyl, Suntex e Camaleoa.

Newsletter
Follow Us