INSPIRAMAIS 2021_I - SINCRONIA - 14 (9h às 19h) E 15 (9h às 18h) DE JANEIRO DE 2020
Notícias Voltar

Projeto Referências brasileiras traz a leveza e o lúdico como inspiração

10 de Junho de 2019
O Projeto Referências Brasileiras apresentou nesta ultima edição do Inspiramais, realizada em São Paulo, nos dias 4 e 5 de junho o resultado de um trabalho baseado em uma ampla e atual pesquisa de identidade de moda nacional, conectando tendências globais a inspirações enraizadas na nossa cultura. 




O foco foi a cidade de Petrópolis, no Rio de Janeiro, os sonhos e inventividade de Santos Dummond e a resistência da cultura africana, se desdobrando em novos caminhos e linguagens para superfícies, formas, aparência de materiais e construção de produtos.

“O Projeto trouxe a leveza e o lúdico para o visitante, que acabou não apenas se inspirando em termos de estética e moda como também socialmente. O Referências Brasileiras tem todo um discurso de evolução de sociedade e mercado, incorporando novos parâmetros de produção, venda e de conexões entre pessoas, valorizando o indivíduo e as culturas. Olhando para Santos Dumont como um inventor e de como seu processo de criação nos faz pensar de maneira ousada”, explicou Julia Webber curadora do Projeto.




No Referências Brasileiras ficou marcado as construções modulares, linhas digitais como estética, efeitos 3D e reutilização de materiais, de resíduos, dentro do viés da sustentabilidade como informação de moda.

Para esta edição, o Referências Brasileiras contou com as empresas Aletta, Cipatex, Cuscoloko, Curtume Finileather, Curtume Nova Kaeru, Despi, Junior Costa, LRB Tecidos, Mangue, Manoela Moog, Master Bord, Nipesi, Stickfran, Werner, Visual.




O Inspiramais - Salão de Design de Materiais para moda - é o único do gênero na América Latina, e reúne informações que unificam a linguagem e a metodologia para toda a cadeia produtiva da moda.

Responsável por estimular um processo que envolve toda a indústria e se propõe a desenvolver uma moda com identidade genuinamente nacional, o Inspiramais engloba integralmente o mercado de design e de moda do Brasil, América Latina e países da Europa, alinhando conteúdo para o segmento de couros, calçados, acessórios, confecção, moveleiro e de bijuterias.

Promoção do Referências Brasileiras: Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), Centro das Indústrias de Curtume do Brasil (CICB) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil).

A próxima edição do Inspiramais já tem data marcada, dias 15 e 16 de janeiro de 2020. Informações: www.inspiramais.com.br 


Newsletter
Follow Us