INSCREVA-SE
Voltar

Notícias

13 de Dezembro de 2018

Sertão baiano inspira e incentiva a criação de moda a partir de novas Referências Brasileiras

Fruto de amplos trabalhos de pesquisa e estudo entre designers e empresas, com a batuta da designer Julia Webber, do Núcleo de Design da Assintecal e coordenação de Walter Rodrigues, o Projeto Referências Brasileiras pretende instigar a criação de produtos sob o olhar de desenvolvimento que integra as referências do Brasil, mapeando importantes influências culturais e abrindo um novo espaço para o design para originar coleções de calçados, acessórios, joias, moveis e confecções.

“O projeto propõe novos caminhos e linguagens para superfícies, formas e estética de materiais e produtos de moda, onde a cultura brasileira por meio de pesquisa histórica e iconográfica e que indica inspirações alinhadas ao preview das próximas coleções”, comenta Julia Webber responsável por decodificar os signos identificados no Sertão baiano – tema proposto para esta edição do projeto.

“A nova proposta do Referências Brasileiras surge para facilitar as pesquisas e o relacionamento entre visitantes e expositores, tornando a experiência mais rica e proveitosa”, completa a designer. 

O Referências Brasileiras é um dos projetos mais significativos dentro dos processos de construção de uma moda genuína brasileira e conta com a promoção da Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), Centro das Indústrias de Curtume do Brasil (CICB) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil).

Sertão baiano 
Para a entendermos todo o mapeamento e processo de criação tendo o Sertão baiano como inspiração, Julia conta alguns detalhes dos estudos “O trabalho artesanal em selarias de couro e o cultivo do sisal – planta cuja preparação dura cinco anos até a tessitura, simbolizam a cultura e a riqueza – o valor do indivíduo e suas conexões indicam o poder do vínculo, expresso no respeito aos saberes manuais. Aqui, o ser humano é levado a perceber a si mesmo como parte do todo”

O resultado deste olhar para o Brasil e a transformação de nossas raízes em produtos de moda poderá ser vista em exposição inédita dias 15 e 16 de janeiro, durante o Inspiramais 2020_I - único Salão de Design e Inovação de Materiais da América Latina – que acontece no Centro de Eventos Pro Magno, em São Paulo.

As empresas envolvidas na produção dos produtos pós pesquisa são Arte da Pele, Romeu Couros, Ecosimple, LRB Tecidos, Arco Metais, Wolfstore, Tecnoblu, D’Madero, Atelier Manrehebrom, Cetiras, SISALGOMES, Antimatéria,Preza,Marcenaria Antoninho, Rico Bracco, Studio Coralli, Amez, Aredda, Classe Couros, Duda Calçados e Calçados Beatriz.

 “Estamos exaltando um novo pensamento para a moda brasileira efetivando novos processos de criação. O evento leva as principais inspirações da próxima temporada para toda a cadeia produtiva da moda”, conta Walter Rodrigues, que está à frente de todo o projeto de moda do Inspiramais.

O evento também apresenta os lançamentos de matérias-primas para roupas, calçados, joias, móveis e outros segmentos ligados ao do Sistema Moda Brasil, além de centenas de materiais, como  componentes, tecidos, estampas, sintéticos, couros, saltos, enfeites e aviamentos.


Compartilhe

OPS!