Voltar

Notícias

05 de Junho de 2018

Inscrições prorrogadas para o Projeto Conexão Criativa e Comercial

Até o dia 08 de junho, as empresas de componentes para calçados poderão inscrever produtos que se sejam pioneiros, exclusivos e diferenciados 



O projeto faz parte de um conjunto de ações realizadas pelo SEBRAE e Assintecal, com objetivo de contribuir com o reconhecimento e valorização da moda brasileira. O Conexão Criativa e Comercial visa atestar a diversidade e a riqueza do design e do artesanato brasileiro, totalmente voltado ao desenvolvimento de componentes, conectando-os ao mercado para apresentar o seu aspecto exclusivo e original.

Para participar, os componentes precisam ser destinados a um dos segmentos em que o Inspiramais se relaciona: vestuário, calçados, acessórios e joalheria. Também é necessário ter caráter exclusivo, pioneiro, original, que esteja em consonância com as necessidades atuais e utilizar materiais diferenciados. É permitida a participação de produtos já comercializados.

Os produtos escolhidos passarão por orientações através da pesquisa do Núcleo de Design da Assintecal, e integrarão a exposição no Inspiramais nos dias 17 e 18 e Julho de 2018, em um espaço especial destinado ao projeto.

As inscrições podem ser realizadas clicando aqui, com o preenchimento do formulário até dia 08/06/2018. A participação é exclusiva para micro e pequenas empresas.


Dúvidas e outras informações:  Melina Vianna- eventos@assintecal.org.br


REGULAMENTO

Artigo 1° -  Objetivos

Valorizar o fazer artesanal brasileiro, em um elo com o design no desenvolvimento de componentes.
Valorizar a reutilização e a reciclagem de materiais.
Incentivar a geração de soluções criativas e inovadoras para o setor.
Divulgar artistas, artesões, designers e empresários que propõem novos caminhos para a criação de componentes autênticos.
Contribuir para melhorias dos componentes apresentados.
Contribuir com a melhoria dos critérios de comercialização e posicionamento.

Artigo 2° -  Condições para Inscrição.

§ 1° - Os componentes precisam ser destinados a um dos segmentos em que o Inspiramais se relaciona: vestuário, calçados, acessórios e joalheria.

§ 2° -  Entre os materiais podem constar:
1. Solados, palmilhas, saltos, e fachetes;
2. Couros;
3. Couros exóticos;
4. Metais e ABS;
5. Laminados;
6. Tecido e tramas;
7. Enfeites;
8. Aviamentos;

§ 3° -  Os componentes devem ser submetidos via inscrição gratuita até dia 08.06.2018 e devem compreender os seguintes requisitos:

1- Ter um caráter exclusivo, pioneiro, original, que esteja em consonância com a necessidades atuais.
2- Utilizar materiais diferenciados

Artigo 3° - A Inscrição

§ 1° - A inscrição poderá ser realizada pela internet, mediante o preenchimento das informações solicitadas no formulário.

§ 2° -  Fotografias (ao menos 3, em ângulos diferentes) de boa qualidade dos componentes. A identificação do(s) candidato(s) não deve constar nas fotografias. Atenção com o tamanho dos arquivos.

§ 3° -  Preencher o memorial descritivo com os seguintes itens:
a. nome do componente
b. descrição do componente
c. ano de criação e/ou produção
d. materiais/matérias-primas utilizadas
e. dimensões
f. técnica
g. local de produção

§  4° Inscrições exclusivas para micro e pequenas empresas

§ 5° - DATA FINAL DE ENVIO DO MATERIAL DE INSCRIÇÃO: 08.06.2018

Artigo 3° - A Seleção - Primeira Etapa

§ 1° - A Seleção será feita por um integrante do Núcleo de Design da Assintecal, especialista em Design e Novos Materiais até o dia 12.06.2018. Serão escolhidos até 25 componentes.

Os critérios a serem avaliados são: 
Valorização do patrimônio cultural brasileiro, conteúdo inovador, aspecto ambiental, desenvolvimento sustentável, interface solidária e multicultural, geração de emprego e renda, preservar e divulgar os valores intrínsecos à cultura local, qualidade estético-formal, tecnologia, funcionalidade.

§ 2° - A decisão da curadora será soberana e irrecorrível.

§ 3° - Os objetos e projetos selecionados serão divulgados através de email aos participantes.

Artigo 4° - Adequação e  Entrega dos Componentes Selecionados - Segunda Etapa

§ 1° -  Os materiais selecionados, devem passar por uma adaptação de cor e de tema proposto pela curadora com base na pesquisa do Conexão Inspiramais, e serão expostos em espaço exclusivo durante o salão, destacando sua vertente transformadora. 

§ 2° -  Os selecionados participarão de uma rodada de negócios, com aproximação de compradores após o Salão Inspiramais. (Os autores se comprometem no ato da inscrição, caso sejam selecionados, a participar da agenda de negócios a partir de data definida pela  Assintecal e os pólos. A agenda será informada pela Assintecal após a seleção).


§ 3° - Os componentes selecionados deverão ser entregues em embalagem segura diretamente na sede da Assintecal em Novo Hamburgo, ou pelos Correios até 29/06/2018 com as alterações solicitadas.

Assintecal NH
A/C Melina 
Rua Júlio de Castilhos, nº 526 B. Centro Novo Hamburgo/RS CEP: 93510-130

§ 2° - Os custos referentes ao seu envio e sua entrega serão de responsabilidade dos participantes. Atenção ao prazo dos Correios ou da Transportadora selecionada.

Por fim, para qualquer questionamento omisso neste diretivo cabe avaliação pelo comitê gestor do Inspiramais


Realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - SEBRAE e pela Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos - Assintecal

Compartilhe

OPS!