Voltar

Notícias

16 de Janeiro de 2019

Abertura do Inspiramais marca o início das criações dos setores da moda nacional

Exaltando um novo pensamento para a moda brasileira e novos processos de criação, o Inspiramais abriu suas portas para a cadeia produtiva da moda: confecção, joias, calçados, setor moveleiro e de acessórios.

Único Salão de Design e Inovação de Materiais da América Latina – o INSPIRAMAIS vai até 16/01, no Centro de Eventos Pro Magno, em São Paulo. Tido como essencial para toda a indústria, o Salão efetiva novos processos de criação para todo o elo da indústria de design, e leva as principais inspirações da próxima temporada para toda a cadeia produtiva da moda. O evento aguarda a presença de mais de sete mil designers, estilistas, empresários e profissionais do chamado Sistema Moda Brasil das principais indústrias nacionais e da América Latina, EUA, países da Europa e Ásia.

O estilista e designer Walter Rodrigues participa como coordenador do núcleo de Design da Assintecal, onde coordena uma equipe de 23 designers e consultores de moda envolvidos em oito projetos dentro do Inspiramais. “O projeto unifica toda a linguagem de produtos com referências genuinamente brasileiras, criando uma identidade para a indústria nacional e se diferenciando em todo o mercado interno e internacional”, esclarece Walter Rodrigues.




Mercado internacional
Esse alinhamento de informações e referências é que gera o impacto do Inspiramais, e atrai também o interesse do mercado internacional. Segundo Ilse Guimarães, superintendente da Assintecal (associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couros Calçados e Artefatos), este alinhamento dos segmentos gera a força do produto nacional.   “Temos uma força e referência muito grande com produtos legítimos e de qualidade – depois de quase 10 anos promovendo o projeto, as cadeias produtivas estão alinhadas e buscando essa identidade aos produtos produzidos no Brasil. Países como Peru, Argentina, México, por exemplo, cada vez mais, dão preferência as matérias primas do Brasil, por trazem design genuíno, aliado a tecnologia, conforto e materiais diferenciados. Estamos levando, literalmente, o país para o resto do mundo”.

Caravanas
Esta edição, conta com a presença de caravanas de mais de 20 cidades de diversos estados do Brasil. Como o grupo de designers e empresários de Manaus (Amazonas), que, através do Sebrae, chegaram até o Inspiramais.

Vanusa Abinader, da unidade de atendimentocletivo do Projeto Moda Amazônica (Sebrae AM) esteve presente com 12 empresas “como todas são criadoras, buscam inspirações para produção de coleções mais inovadoras. A ideia é cada vez mais misturar inovação e tecnologia a todo o processo de design imprimido pelas empresas de Manaus”. Junto com ela está Rita Prossi, designers de produtos, que já acompanha o evento pelas redes Sociais. “Quero aplicar aos meus produtos novas técnicas e um jeito especial de me conectar com a moda global. Sempre pelo olhar de identidade da moda brasileira”.

Com lançamento de mais de mil matérias para moda, este primeiro dia contou com palestras voltadas também para o varejo, com cases como C&A, Swarovski, Hering, Invista e Handara.

Compartilhe

OPS!