INSPIRAMAIS 2021_II - FREE SPIRIT - 07 (9h às 19h) E 08 (9h às 18h) DE JULHO DE 2020
Conteúdo Voltar

15 momentos que marcaram a moda em 2019

08 de Janeiro de 2020


A LINGERIE DA NOVA DÉCADA.
Fenty X Savage by Rihanna, projeto de lingerie idealizado pela cantora Rihanna, cujo o ponto de partida é a inclusão, fabricando peças para todos os corpos e com uma cartela com todos os tons de pele. Essa nova maneira de comunicar a lingerie, e foi um dos fatores que fez a Victoria’s Secret, não mais produzir seus desfiles shows.



FASHION PACT
Acordo que conta com 150 empresas globais para intensificar as práticas sustentáveis na indústria da moda. É ele que vai reunir marcas dos mais diversos perfis dentro da indústria, se comprometendo a agir de forma mais eficiente em prol do meio ambiente.



RICK OWENS X VEJA

Colaboração importante, o estilista Rick Owens conhecido por sua marca autoral, e por sua parceria com a Adidas, neste ano juntamente com a marca Veja, reconhecida por seus produtos sustentáveis, criaram um  sneakers  sustentável combinando o melhor das duas marcas – as inovações tecnológicas da Veja e o design criativo e cheio de atitude da marca Rick Owens.




ADUT, MODELO DO ANO.

Adut Akech, modelo de origem sudanesa, nasceu em um campo de refugiados no Quênia, em seguida seus pais emigraram para a  Austrália, onde ela cresceu, estudou e iniciou sua carreira de modelo. Ela é atualmente a estrela do perfume Roma da Valentino. Nesse ano, Adut recebeu do British Fashion Awards o prêmio de modelo do ano 2019.



PRADA X ADIDAS

Prada e Adidas surpreenderam a todos com essa colaboração, os lançamentos foram inspirados nos ricos legados, das marcas reconhecidas por serem ícones atemporais, com tecnologia e inovação. Cada parceiro trará uma perspectiva única para a colaboração, baseada em pesquisa, exploração e busca de novas fronteiras. Prada for Adidas é um laboratório de ideias, um novo veículo para a criatividade.



INCLUSÃO NA COLLAB BARBIE X À LA GARÇONNE X RIACHUELO

Para comemorar os 60 anos da boneca Barbie, a marca À La Garçonne lança uma coleção exclusiva criada por Alexandre Herchcovitch para a Riachuelo. A coleção está focada na diversidade, com tamanhos que vão do PP ao 3G e com muitas peças casuais agênero, e com linhas completas de lingerie, fitness e acessórios.



VOLTA INESPERADA

Uma das grandes surpresas da semana de moda de Paris, em outubro desse ano, foi a colaboração entre os estilistas Dries Van Noten e Christian Lacroix. Ambos são conhecidos pela maneira gloriosa com que trabalham cores e estampas. Christian Lacroix, estava fora das passarelas desde 2009, e encantou a todos com esse surpreendente retorno. Van Noten, explicou que diante deste mundo polarizado e monótono, ele estava sedento por tudo o que seria maximalista, otimista, inclusivo e encantadoramente extravagante. Em suas palavras, “há um lugar para a opulência poderosa, exagero e diversão, e eu preciso dessa energia.”



TIFFANY AGORA FAZ PARTE DO GRUPO LVMH

Bernard Arnaud CEO do grupo de luxo LVMH, declarou que, "Temos a ambição de fazer brilhar esta marca emblemática com todo o cuidado e toda a determinação que conseguimos demonstrar em todas as marcas a que nos unimos ao longo de nossa história", essa aquisição vai reforçar a posição do grupo LVMH na alta joalheria.



HERDEIRA DE COCO E LAGERFELD

Em 02 de julho de 2019, a Chanel virava a página apresentando novamente uma mulher no comando do estilo da marca. Virginie Viard assumiu nesse ano as coleções da emblemática  Chanel, ela já trabalhava sob o olhar de Karl Lagerfeld, e esta pronta para continuar o legado da marca.



GERAÇÃO Z EM DEFESA DO PLANETA

Os protestos solitários que Greta Thunberg promovia a cada sexta-feira em Estocolmo e que se transformaram em um movimento de milhões de pessoas por ações contra as mudanças climáticas fizeram com que a ativista sueca de 16 anos fosse escolhida a Pessoa do Ano pela revista americana Time.


J-LO E VERSACE QUEBRAM A INTERNET

No desfile de Spring 2020 da Versace em Milão, misturando o mundo real com virtual, a diretora criativa Donatella Versace busca no google com comando de voz o “Jungle Dress”. Imagens de Jennifer Lopez usando o vestido da grife na premiação do Grammy 2000 apareciam projetadas em todas as paredes. Então, J-Lo aparece usando a mesma peça, 20 anos depois.



MET GALA
O tradicional MET Gala foi ainda mais esperado com a temática Camp da exposição. Quando as extravagancias e os exageros não têm limites, a criatividade fluem ainda mais, especialmente em tempos de Gucci mania, Ru Pauls’s e Kardashians. O evento foi um marco da moda, mostrando que performance e divertimento são o que todo mundo quer!




DRONES NO DESFILE DE ISSEY MIYAKE

No primeiro desfile da grife sob a batuta de Satochi Kondo, o público pôde ver diversas performances como balé, modelos saltitantes, giros divertidos, skates que deslizavam pela sala de desfile, até o ápice: drones que traziam as roupas e acessórios pendurados e depois caiam sobre as modelos, vestindo-as. Tudo comunicando que a moda deve novamente ser alegre e encantadora!



DIVERSIDADE – UMA MODA PARA VIRAR ATEMPORAL

2019 foi o ano com maior diversidade nos castings de desfiles, mostrando que moda e representatividade são para todos. Desfiles com modelos negras, asiáticas, plus size, transgênero e não binário, gestantes e sem limite de idade! Moda não é mais um padrão a ser seguido, mas sim, roupas e acessórios para expressarmos quem nós somos!



ÁFRICA DO SUL NA MIRA

A expressão “o centro da moda” não faz mais sentido. A moda é plural e planetária. E nesse sentido, podemos destacar a África do Sul como um país com grande destaque neste ano. O vencedor do tradicional prêmio da LVMH para jovens designers foi Thebe Magugu, designer baseado em Johanesburgo que brinca com masculino e feminino, alfaiataria tradicional e vestimentas africanas. Um outro momento marcante foi a escolha da Miss Universo, a também sul africana Zozibini Tunzi



Núcleo de design do Inspiramais





Newsletter
Follow Us