Voltar

Notícias

04 de Dezembro de 2015

Último dia de Fórum de Inspirações em Novo Hamburgo tem bate papo com Isabela Capeto e Tanac

Espaço lotado e público atento. Assim encerrou nesta quinta-feira (03) o Fórum de Inspirações Verão 2017 em Novo Hamburgo/RS. Com um formato arrojado e inovador, o evento foi realizado em três dias, apresentando aos empresários dos segmentos de couro, calçados, têxtil e confecção e profissionais de moda, palestras regadas de inspiração e conceitos para nortear suas coleções além de cases de sucesso com empresas como Insecta Shoes e Vandal.

O último dia de evento, que contou com a presença da estilista Isabela Capeto apresentando o case Ecodesign, juntamente com o Gerente de Vendas da Tanac João Carlos Graeff, marcou também o encerramento de mais um ciclo de road shows do Fórum de Inspirações. Na ocasião, a estilista que está à frente do projeto Ecodesign desde 2014, ressaltou a importância de trabalhar a cada coleção com os mais variados materiais – todos escolhidos com base nos três conceitos da pesquisa do Fórum de Inspirações – e de sua liberdade criativa.

“Todas as peças da coleção com couros de menor impacto ambiental, onde entra a utilização dos taninos vegetais, solventes a base d’água e produtos livres de cromo. Trabalhar com couros que recebem esse tratamento nunca me impossibilitou criar usando toda minha criatividade e é justamente isso que quero mostrar para as empresas, as possibilidades que têm em suas mãos”, completou Isabela.

Ainda falando de Ecodesign, João Carlos, destacou a parceria com a Tanac – patrocinado da projeto. “Nós da Tanac, como empresa, apostamos no Ecodesign, e sim é possível conciliar moda e sustentabilidade.”

O encontro também contou com a palestra Fórum de Inspirações Verão 2017, ministrada pelo designer e consultor do Núcleo de Design da Assintecal, Marnei Carminatti.

Já na quarta-feira (02), foi a vez de Ricardo Dullis apresentar o Case Vandal – A felicidade como segredo do sucesso. “Quando pensei no que poderia fazer para um mundo melhor, logo me dei conta que era fazer os outros felizes. E é esse o lema da Vandal, reinventar as coisas, fazer mais que uma simples T-Shirt”, disse Ricardo. No segundo dia de evento a apresentação dos conceitos para o Verão 2017 ficou por conta do designer Victor Barbieratto.

Abrindo a semana de moda e inspiração, no dia 01 de dezembro, o estilista e coordenador do Núcleo de Design da Assintecal, Walter Rodrigues ministrou o Fórum de Inspirações. Indo desde o conceito da Pirâmide Produtos até as inspirações e apostas para a estação.  Walter ainda destacou que “A palavra despertar revela vários significados, tais como estar aberto às mudanças positivas, conhecer melhor a própria empresa e sua capacidade criativa, acompanhar o ciclo de vida dos produtos, contar uma história encantadora através dos produtos e sentir prazer em trabalhar. Sem essa sensação, nada parece realmente fazer sentido.”

Outra atração do dia foi o Case Insecta Shoes – Moda e Sustentabilidade, onde a sócia fundadora da empresa, Bárbara Mattivy, falou sobre como surgiu a marca. “A Insecta surgiu da vontade de unir o trabalho com excedentes da indústria da Pamella e a minha preocupação com o pós-consumo. Começamos usando as roupas extra grandes que tinha em meu brechó. Sempre tivemos a consciência de que a Insecta era um teste, investimos pouco e fomos vendo como o mercado recebia nossos sapatos e é incrível ver a receptividade que temos hoje, dois anos depois de criar a marca.”

FÓRUM DE INSPIRAÇÕES
O Fórum de Inspirações é realizado pela Assintecal e pelo Sebrae, e é um ciclo que tem início com a pesquisa de inspirações e referências de moda, e que está sob a coordenação do estilista Walter Rodrigues. A finalidade do projeto é promover o desenvolvimento de materiais inovadores que tenham a capacidade de transmitir valores essenciais e verdadeiros ao consumidor, algo fundamental para que as empresas obtenham sucesso. O projeto conta com uma equipe de profissionais amplamente capacitados em suas áreas de atuação, que realizam consultorias com a finalidade de orientar as empresas participantes do projeto para o desenvolvimento de produtos que contenham elementos únicos e ao mesmo tempo globais, dessa forma, tornando-as mais competitivas no mercado. A cada estação, as empresas participantes do projeto recebem, através dos consultores da Assintecal, a Publicação e a Cartela de Cores. Esses materiais servem de base tanto para o desenvolvimento dos produtos que serão lançados no Inspiramais - Salão de Design e Inovação, como também para toda sua coleção.

Compartilhe

OPS!