Voltar

Notícias

30 de Novembro de -0001

Referências Brasileiras e Preview do Couro antecipam Inverno 2017 no Inspiramais

Dois projetos apresentados na 13ª edição do Inspiramais – Salão de Design e Inovação de Materiais – anteciparão as inspirações para o Inverno 2017, são eles: Referências Brasileiras e Preview do Couro. Realizado pela Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), pelo Footwear Components by Brasil e pelo Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), o Inspiramais Verão 2017 ocorre nos dias 11 e 12 de janeiro das 09 às 19 horas, no Centro de Convenções do Shopping Frei Caneca – 5º andar (Rua Frei Caneca, 569, São Paulo). Saiba mais abaixo:

REFERÊNCIAS BRASILEIRAS - A 9ª edição do projeto Referências Brasileiras segue alinhada às diretrizes do Preview do Couro, e para o Inverno 2017 busca no DNA brasileiro a chave de suas inspirações. A pesquisa assinada pelo estilista Jefferson de Assis buscou na miscigenação genética e cultural brasileira elementos titulados ‘cor’, ‘improviso’ e ‘coletivo’, que permeiam toda a estação.

No espaço do projeto serão apresentados um total de dez protótipos, entre eles, calçados, bolsas, acessórios e outro diferencial dessa edição é a segunda produção de protótipos de móveis. A execução das de cada uma das peças foi possível através da parceria com empresas fabricantes de materiais e de produtos acabados que acreditaram e apostaram no Referências Brasileiras: a indústria de componentes LLV Metais, Couroquímica, Affare Laser, André Hanauer e Grupo StickFran; as indústrias de calçados Barth e Lótus; de bolsas, G5 Impressões, Studio Coralli e Affare Laser e do setor moveleiro, Creato.

PREVIEW DO COURO – O Preview do Couro Inverno 2017 propõe uma fórmula única e diferente para o couro, refletindo nossa herança cultural e nossa miscigenação.  A cartela de cores traz a luz e o otimismo cromático do amarelo e do azul, assim como os sóbrios pastéis, chocolate e indian. Destaque para citronela e rutabaga.  

Os três temas inspiradores no inverno 2017 estão fortemente destacados também no couro. A alegria e sincretismo, simbolizados em Cor, trazem as características de provocante, ancestral e cadência; enquanto a realidade, o erudito vs. popular, simbolizados pelo Improviso tem a ideia de rotação e movimentos giratórios. O Coletivo, que é tolerante e transmite compartilhamento, traduz-se em couros com efeitos labirínticos e flexíveis.

Nessa edição, o Preview do Couro – projeto realizado pelo Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) – terá a participação de 18 curtumes, que sob a orientação do estilista Walter Rodrigues, Marnei Carminatti e Ramon Oliveira Soares, do Núcleo de Design da Assintecal, desenvolveram uma pele para o projeto. Os curtumes participantes são: Aguapele, Aplic Colour, Arte da Pele, Couro e Arte, Couroquímica, Ravagnani & Cia, Curtume Rusan, Curtume Santa Croce, FAF Couros, Fuga Couros, Curtume Natur, OCM Couros, Rhoma Pelles, Romeu Couros, Tre Anytry, Zanatta Couros, Secctrade Leather e Curtume Schmechel.  

Realização - A realização é da Assintecal, Footwear Components by Brasil, CICB e Sebrae. O patrocínio é das empresas Altero, Bertex, Brisa Intexco, Cipatex, Grupo Cofrag, Colorgraf, Diamond Acessórios, Comunicação Impressa, Espugum, Magma, Sappi | Warren Release Papers, Twiltex e York. A parceria é da Agência Brasileira de Promoção às Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O apoio é da Associação Brasileira de Estilistas (Abest),  Associação Brasileira das Indústrias de Artefatos de Couro e Artigos de Viagem (Abiacav), Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), Associação Brasileira da Indústria Têxtil (Abit), Texbrasil, Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM), Instituto Nacional de Moda e Design (IN-MOD) e  Instituto by Brasil (IBB).

Sobre a Assintecal - A Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) conta com três décadas de atuação constante em prol do setor, agindo diretamente na defesa de seus interesses através de várias frentes. Seu trabalho é reconhecido pela força no diálogo com todas as esferas de governo, pela consolidação do mercado internacional e pela disseminação do conteúdo de moda, que inclui o desenvolvimento de produtos. A entidade conta com 300 associados, mas responde por um setor que congrega 3 mil empresas. A associação está sediada em Novo Hamburgo (RS), centro do polo considerado o maior cluster calçadista do mundo, e conta com escritórios regionais em São João Batista (SC), Nova Serrana (MG), Birigui (SP), Franca (SP) e Jaú (SP).

Sobre o CICB - Mais antiga entidade do ramo de couros e peles do país, fundada em 1957, o Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) representa e defende o setor coureiro brasileiro no país e no mundo. Seu principal objetivo é tornar a indústria de couros e peles do Brasil cada vez mais competitiva nos mercados doméstico e internacional. Para isso, incentiva a produção sustentável e a fabricação de produtos de maior valor agregado. Veja mais em www.cicb.org.br. Brazilian Leather – Projeto setorial de internacionalização do couro brasileiro, o Brazilian Leather é gerenciado pelo Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). Várias são as estratégias de consolidação do produto nacional em mercados estrangeiros - incentivo à participação de curtumes nas principais feiras mundiais ligadas ao ramo e missões empresariais focadas ao estreitamento de relações entre fornecedores brasileiros e compradores de outros países são algumas delas. Mais informações em www.brazilianleather.com.br

Compartilhe

OPS!