Voltar

Notícias

16 de Janeiro de 2017

Banco de Vestuário por Walter Rodrigues está no Inspiramais

Desenvolver novos produtos a partir de resíduos das indústrias de confecção. Esta é a proposta desenvolvida pelo estilista e coordenador do Núcleo de Design da Assintecal, Walter Rodrigues, e que estará em exposição durante o Inspiramais.

Três looks confeccionados a partir de resíduos descartados estarão expostos, nos dias 16 e 17/01, durante o 15º Salão de Design e Inovação de Componentes - principal evento do gênero na América Latina, com mais de 900 lançamentos inéditos em inovação, design, sustentabilidade e tecnologia para moda.

O projeto teve início no segundo Caxias EcoFashion, evento realizado em junho de 2016 pela Secretaria do Meio Ambiente de Caxias do Sul/RS, com o intuito de estabelecer um novo critério para a indústria da moda, seus resíduos e o meio ambiente. Na ocasião, foi realizado o desfile – Banco de Vestuário por Walter Rodrigues, com tecidos estocados no Banco de Vestuário, oriundos de diversas empresas do polo de Moda da Serra Gaúcha.

“Onde termina o processo criativo de um produto? Com essa pergunta me debrucei na enorme quantidade de material depositado no Banco de Vestuário de Caxias do Sul, e fui à busca de ressignificá-los através de novos produtos. Assim, tecidos para bancos de carros, lãs, jérseis, tecidos com elastano, foram sendo trabalhados por mim e por uma equipe formada por professores, artesãos e alunos voluntários ligados ao Banco de Vestuário de Caxias do Sul e a Universidade de Caxias do Sul. O resultado de mais de 80 peças, ajuda-nos a refletir sobre o descarte de materiais e os chamados resíduos da indústria da moda. Mais do que pensar na banalidade de lixo vira luxo, o uso dos materiais confirmou a possibilidade de construir moda de qualidade com o uso criativo dos materiais”, comenta Walter.

Descrição dos looks:

LOOK 1 – Saia em retalhos de lã, legging em jérsei, camisa em retalhos de georgette de poliéster estampados (bandeiras de representantes), mateaux em lã.

LOOK 2 - Saia em retalhos estampados (bandeiras de representantes), legging em jérsei e blusa em jérsei (bandeiras de representantes), Trench-coat em tecido plastificado.

LOOK 3 – Saia, legging e blusa em retalhos (bandeiras de representantes), casaco curto em lã.

Tecidos: Santa Constância, Sellezionne e Grupo Personalittá.
 

Sobre o Banco de Vestuário


O Banco de Vestuário de Caxias do Sul é o órgão centralizador que recebe os resíduos descartados das indústrias de confecção e malharia da cidade. Agindo de forma sustentável, o Programa atua em três pilares: o Econômico, que aproveita os resíduos e evita o desperdício do material e gera renda; o Ambiental, que evita a poluição do meio ambiente com o descarte dos materiais; e o humano, que possibilita uma nova perspectiva a centena de pessoas beneficiadas com as capacitações para o mercado de trabalho.

O Banco de Vestuário promove a inclusão e o empreendedorismo social e profissional por meio de cursos de Corte e Costura, Modelagem e ainda por oficinas de artesanato com uso de resíduos têxteis, além de palestras motivacionais e de perspectivas do mercado de trabalho.                  

INSPIRAMAIS

Data: 16 e 17 de janeiro
Local: Centro de Eventos Pro Magno
Endereço: Rua Samaritá, 230, Casa Verde, São Paulo
Horário: das 9 às 19 horas
Participação: mediante inscrição gratuita pelo site www.inspiramais.com.br

Compartilhe

OPS!